SER FELIZ…
Qual o primeiro objetivo de todo ser humano? O que o faz seguir em frente, mesmo diante das agruras que a vida lhe proporciona? Que força o impele a seguir para o futuro, mesmo quando aparentemente nada o espera em seu destino? A respostas é simples… Esperança. Mas… Esperança em quê, exatamente? Perguntinha capciosa, não é mesmo? Afinal…
Desde que o ser humano abriu seus olhos pela primeira vez até que os cerre em definitivo, seus caminhos tem um destino cuidadosamente traçado… pode até pegar alguns desvios que lhe prometam reduzir a viagem, mas via de regra procura não se afastar muito de sua rota original…
Verdade seja dita, em algumas situações este acaba por se perder nas várias estradas que se abrem à sua frente. O Arco Iris que se descortina no horizonte causa a falsa impressão de ser a resposta para todas as perguntas, já feitas e a fazer… e por desejar ardentemente descobrir o sentido da vida, mesmo que a princípio pareça não ter nenhum, este acaba por se desviar em direção ao facho de Luz que nenhuma resposta lhe proporcionará, mas em um primeiro momento trará à sua vida a Esperança de estar na rota correta…
Mas… ai! A vida é cheia de ilusões, quimeras deixadas em pontos estratégicos justamente para nos desviar de nosso mais intimo objetivo. E aquele Arco da Velha, tão estrategicamente colocado à nossa frente é uma dessas muitas quimeras. Afinal, nem tudo que promete conforto à nossa alma realmente nos concederá tal dádiva…
Procuramos desesperadamente a Estrada de Tijolos Amarelos, na Esperança de alcançarmos o Jardim Florido onde finalmente poderemos pousar nosso corpo cansado de tantas lutas em uma nuvem macia e descansar das agruras da luta do dia a dia… mas, oh, decepção… os macacos alados fazem de tudo para que não consigamos atingir nosso objetivo…
Os caminhos do País das Maravilhas conduzem apenas a um lugar, visto que todos eles pertencem à Rainha de Copas e, a menos que consiga sua permissão para seguir para qualquer outro destino, estará preso na armadilha que é o Mundo dos Sonhos. E tal e qual Alice, ficará imerso em seus próprios pensamentos, sem conseguir descobrir como escapar do labirinto no qual se encontra…
A floresta Negra não é assim tão apavorante quando você consegue desvendar seus segredos. Mas até que tal se realize, a velha máxima de “decifra-me ou te devoro” continua valendo. A Charada é simplesmente a chave que te dará acesso ao Mundo Real… mas você realmente deseja viver no Mundo Real? Uma vida sem Magia, sem sonhos, sem perspectivas nem futuro…
No final, até porque cada um está imerso em seu próprio mundo, acabamos por ficar perdidas ante tantas opções de destinos finais. Escolhemos aquele que parece nos conduzir ao nosso objetivo…ser feliz, simplesmente. Mas quando finalmente completamos a jornada descobrimos que a Felicidade Eterna não existe… ela é feita de momentos, como um grande mosaico que vai sendo montado pouco a pouco…
Sim, no final a Grande Quimera acaba por ser justamente nosso objetivo final. Porque a Felicidade está nas pequenas conquistas que amealhamos durante nossa caminhada. É claro que, se estivermos atentas e aproveitarmos cada centelha de Luz que encontremos em nosso caminho, estaremos felizes mesmo sem entender o porque. Mas entender não é importante. Sentir é. Pois o sentir se manifesta em nossa alma, nosso coração. E quando atingimos esse estado durante nossa caminhada, podemos repartir essa sensação tão boa com aqueles que estão em nosso entorno…
No final, para sermos felizes não necessitamos esperar atingir o final de nossa jornada. Ser Feliz não é amealhar bens materiais nem estar ao lado de pessoas que, de uma forma ou de outra nos atraem, mas que realmente nada sentem por nós. Ser Feliz é estar no meio de alguém que realmente se importa com nosso bem estar, é sentir-se bem consigo mesma, é ver a Luz onde antes só conseguia perceber a Escuridão. Enfim, ser Feliz é antes de tudo aceitar que você, e apenas você, pode te fazer feliz… pois as pessoas ao seu redor podem te dar carinho, amor… mas se você não estiver em paz com sua Alma, jamais poderá desfrutar desse sentimento tão lindo que é a Felicidade…
Tania Miranda – Brasil – 13/02/2026

Trabalho como Agente de Organização Escolar (Secretaria de Educação do Estado de São Paulo) embora no momento esteja prestando serviço junto ao TRE, no Cartório Eleitoral como Auxiliar Requisitada. Gosto de escrever, tenho dois livros publicados, “Tirésias, a dualidade da alma humana”(autobiografia), pela Editora Verso e Prosa e “A volta do Justiceiro”, romance explorando o folclore brasileiro, publicado pela UICLAP. Publico crônicas diariamente em alguns grupos, meu perfil e meu blog… (taniamirandablog.blogspot .com)… sou casada, tenho quatro filhos e dois netos, sendo que minha neta mora comigo desde os três meses de idade…
