O MUNDO É PERFEITO EM SUA IMPERFEIÇÃO…
Temos a mania de querer que tudo em nossa vida seja certinho, não é mesmo? Desde nossa mais tenra infância o desejo de que tudo siga os planos por nós traçados se torna nossa marca registrada… nossa obsessão…
Aprendemos, desde o berço, que tudo na Natureza tem seu lugar certo e determinado e que nada deve ficar fora daquilo que se definiu como o correto. Tal conceito se aplica a tudo, absolutamente tudo em nossa vida. Não aceitamos menos que a perfeição como resultado de nosso esforço…
Claro que o conceito de “perfeito” é variável, visto que cada pessoa tem sua própria visão da vida e do mundo, incluindo aí o que é perfeito e o que não é. Sim, por mais estranho que possa parecer, o próprio conceito de perfeição é subjetivo… depende muito do julgamento pessoal…
O engraçado nisso tudo é que muitas vezes há discrepância entre a visão de uns e outros… aquilo que para determinado grupo é o supra sumo da perfeição, para o outro é simplesmente o caos… não entendem como tal pode ser visto como algo que faça sentido para a vida… para a sua vida…
Outro dia estava lendo um artigo sobre um bichinho de outras plagas… da Austrália, se não me engano… o bichinho em questão é o ornitorrinco… um animal deveras estranho… afinal, tem bico de pato, cauda de castor, nadadeiras… e não tem estômago. Dizem até que, quando tal animal foi apresentado para a elite do conhecimento quando descoberto, muitos não acreditaram que este realmente existia… que tal criatura havia sido construída a partir de pedaços de outros animais… porque essa impressão? Simples… o bicho era estranho em demasia… não tinha como ser real…
O Universo não é perfeito. Há várias Leis da Física que são constantemente quebradas. Aquilo que é considerado líquido e certo hoje poderá não o ser amanhã, graças à descoberta de uma nova fórmula matemática… ou matemágica, como dizia o Pato Donald quando viajou pelo mundo encantado dos números…
O milagre está contido nas pequenas imperfeições que a Natureza nos apresenta a todo momento. E quanto maios perseguimos o que consideramos o ideal, mais a vida insiste em nos mostrar que nada nesse mundo atinge tal perfeição… por mais que corramos atrás de tal quimera…
Claro que, como eu disse, cada um tem sua própria visão do que seria a “perfeição” tão sonhada. Alguns desejam tal qualidade na própria natureza do mundo, outras, em seu próprio corpo, seu Universo Particular… enquanto as primeiras tentam moldar o meio ambiente de acordo com sua visão, outros desejam modificar características corporais para conseguirem se satisfazer ao se olhar no espelho…
Excessos nunca são bons para o ser vivo. E quando esse julga ter poder para modificar o mundo de acordo com sua visão… geralmente o resultado é desastroso, mesmo que em um primeiro momento pareça algo benéfico para a maioria das pessoas…
Quando derrubamos uma floresta para seja lá o que for, nosso intuito é melhorar o aspecto da natureza. Ao construirmos uma vila, tal ato representa muito mais que simplesmente criarmos um lugar para viver com todo o conforto que merecemos… estamos criando uma comunidade onde a perfeição fará morada e onde os animais nativos serão exterminados ou expulsos da região, pois eles não combinam como nossa imagem de perfeição…
Quando fazemos uma cirurgia desnecessária para ficarmos próximas daquilo que consideramos desejável… uma cirurgia de harmonização facial, uma cirurgia para redução do estômago, um implante qualquer que nada tenha a ver com problemas de saúde e sim com a estética… bem, estamos correndo atrás de nossa perfeição física, pois não nos reconhecemos tal como somos, e sentimos necessidade de lançar mão desses artifícios…
Poderia falar sobre muitas coisas e com certeza não conseguiria listar tudo…mas creio que deu para externar uma pequena parte de meu pensamento… que, no final das contas, é a busca da perfeição, mesmo que de forma imperfeita… mas nada no mundo é perfeito, não é mesmo?…
Tania Miranda – Brasil – 28/01/2026

Trabalho como Agente de Organização Escolar (Secretaria de Educação do Estado de São Paulo) embora no momento esteja prestando serviço junto ao TRE, no Cartório Eleitoral como Auxiliar Requisitada. Gosto de escrever, tenho dois livros publicados, “Tirésias, a dualidade da alma humana”(autobiografia), pela Editora Verso e Prosa e “A volta do Justiceiro”, romance explorando o folclore brasileiro, publicado pela UICLAP. Publico crônicas diariamente em alguns grupos, meu perfil e meu blog… (taniamirandablog.blogspot .com)… sou casada, tenho quatro filhos e dois netos, sendo que minha neta mora comigo desde os três meses de idade…
