QUANDO A NOITE CAI…
A Luz ilumina nossos passos. Nos dá segurança para caminharmos rumo ao nosso destino. O verde da mata aquece nosso coração, com o chilrear dos pássaros, com o cantar das cigarras, o esvoaçar das borboletas… o perfume inebriante das flores a se espalhar pelo ar… estamos participando de um momento único… a celebração da vida…
Cada amanhecer nos trás a sensação de um recomeço…e realmente o é. Pois a vida se reinicia a cada nascer do Sol, quando seus raios calientes banham a terra. Ficamos felizes com a chegada do Astro Rei, que simboliza para nós a própria Divindade, responsável pela Criação de tudo que existe ao nosso redor…
Sim… a Luz, para nós, é a Vida em toda sua plenitude. É o momento no qual nos realizamos, pois conseguimos interagir com todos ao nosso redor. É quando sentimos o Universo ao nosso lado, quando o Criador tinge o Infinito com as mais belas cores…
Tudo ao nosso redor fica mais belo quando abrimos nosso coração sem reservas, prontas para receber tudo aquilo que o Criador nos conceder… e, convenhamos, como nosso Pai Eterno, nos envia apenas coisas positivas, nos protegendo dos percalços da vida…
Certo, há coisas não tão boas acontecendo ao nosso redor. Mas tudo por culpa nossa, mesmo… insistimos em não seguir os ensinamentos de nosso Mestre Maior… muitas vezes preferimos seguir o Caminho das Sombras, pois esse nos parece mais promissor, mais interessante que aquele que nosso Pai Supremo nos orienta a seguir…
Na sua opinião, qual seria nosso Maior Inimigo? Perguntinha capciosa, não é mesmo? Afinal, inimigos são iguais a peixes em um lago piscoso… estão espalhados por todos os lados…
É bem verdade que a maioria de nossos “inimigos” são fruto de nossa imaginação… afinal, não somos assim tão importantes para que um grupo de pessoas perca seu pouco tempo nesse plano confabulando contra nós. Mas se as coisas não saem como esperamos, costumamos procurar culpados por nossa situação. E geralmente encontramos… afinal, procure e encontrará, já diziam os antigos…
Nossa passagem por esse plano é efêmera. Mas nunca pensamos sobre isso. O que é uma benção. Afinal, ao não nos preocuparmos com o tempo que temos para aqui permanecer nos ajuda a construir uma vida, nos ajuda a aproveitar cada momento de nossa estadia por aqui…
Bem, somos seres sociáveis e necessitamos estar reunidos com nossos iguais. Que quase sempre não são tão iguais assim. O que é natural, afinal cada pessoa tem sua própria visão do mundo. Cada um vê a vida de uma maneira diferente, nem sempre conseguimos entender o ponto de vista de outrem…
A vida em Sociedade é necessária porque ela nos une, de certa forma, a pessoas que seguem uma linha de pensamento semelhante à nossa. Eu digo “de certa forma” porque em realidade estamos ligados apenas por alguns pontos… é uma ligação precária, onde muitas vezes uma palavra mal colocada é suficiente para destruir aquilo que parecia uma relação forte, consistente…
Porque você acha que procuramos pertencer ao maior número de grupos possível? A resposta é simples… como apenas uma Associação não tem condições de nos fornecer o apoio que necessitamos, procuramos outras agremiações que poderão suprir algumas lacunas que porventura venham a aparecer…
Cada Grupo tem suas próprias regras. Algumas escritas, outras apenas sugeridas… mas não se engane. A “sugestão” tem força de ordem… e será cobrado seu cumprimento por parte dos membros da referida associação. Porque ela somente existirá enquanto todos cumprirem sua parte. Ou você acha que é excluída de seu grupo apenas porque não gostaram de você? Sua expulsão de qualquer grupo só ocorre quando você deixa de cumprir os princípios básicos e sagrados que lhe foram impostos…
Alguns grupos sociais… a minoria… são grupos banhados de Luz. A maioria está envolta na escuridão, embora aparentemente esteja banhada pelas estrelas. É o falso brilho, que a todos ilude…
O problema? Não é fácil identificar a Luz falsa da verdadeira. Afinal, suas palavras são doces como mel e falam aos nossos ouvidos exatamente aquilo que desejamos ouvir. Por mais erradas que estejamos, seremos sempre incentivadas a seguir essa estrada, pois a sensação que percebemos é de felicidade e paz… embora, na realidade, nada disso esteja no final da trilha.
Bem, você já teve bastante tempo para pensar. Não sei se você concorda com a minha resposta para a pergunta que te fiz a alguns parágrafos atrás… e a pergunta era quem é o nosso maior inimigo… e a resposta é simples… nosso maior inimigo somos nós mesmas…
Somente nós conseguimos nos fazer mergulhar na escuridão… e nos recusamos a tatear à procura de uma saída do labirinto no qual nos perdemos. Porque, em nossa visão, o caminho está iluminado! Confundimos pirilampos com estrela… é quando a noite cai que nos perdemos nos caminhos da vida…
Tania Miranda – Brasil – 20/12/2025

Trabalho como Agente de Organização Escolar (Secretaria de Educação do Estado de São Paulo) embora no momento esteja prestando serviço junto ao TRE, no Cartório Eleitoral como Auxiliar Requisitada. Gosto de escrever, tenho dois livros publicados, “Tirésias, a dualidade da alma humana”(autobiografia), pela Editora Verso e Prosa e “A volta do Justiceiro”, romance explorando o folclore brasileiro, publicado pela UICLAP. Publico crônicas diariamente em alguns grupos, meu perfil e meu blog… (taniamirandablog.blogspot .com)… sou casada, tenho quatro filhos e dois netos, sendo que minha neta mora comigo desde os três meses de idade…
