ArtigosCritica SocialCulturaDireitoEducaçãoPoliticaSaúdeSocial

A AMIZADE NOS AJUDA A NAVEGAR PELA VIDA…

A vida é um mar imenso. Vivemos à bordo de uma nau que singra por suas águas e de tempos em tempos encostamos em algum porto e alguns marinheiros desembarcam, outros assumem seu lugar, seguindo rumo ao desconhecido. Porque vivemos fases em nossas vidas. Sabemos o que aconteceu no dia de ontem, a calmaria e as borrascas que enfrentamos, ombro a ombro. Mas não temos a menor noção do que poderá acontecer nos próximos minutos, quem dirá na próxima hora, no dia seguinte…

Essa luta constante para manter a navegabilidade do barco cria entre os grumetes uma ligação muito forte. Todos compartilham do mesmo ideal, que é seguir rumo ao próximo porto, onde com certeza alguns poderão desembarcar, outros seguirão viagem até o momento em que Netuno decidir que é hora de ancorar…

A camaradagem entre os marinheiros é forte e necessária. Afinal, se não houver alguma ligação entre eles, como poderão ajudar a conduzir o navio pelas águas bravias e, por vezes, traiçoeiras? Afinal, não sabemos quando poderemos enfrentar a próxima tempestade…

A ligação entre a tripulação é o mais belo de todos os sentimentos… a amizade. É esse elo que permite que personalidades tão distintas como um grupo de pessoas pode ser consigam se entender e seguir juntos rumo ao desconhecido. Porque a luta diária vai criando o sentimento de confiança entre eles. Confiança mais que necessária, pois em caso de emergência é seu companheiro de viagem que irá te socorrer…

Claro que isso não significa que todos sigam à risca a mesma linha de pensamento. Não, de forma alguma. O que existe entre essa equipe é respeito pelas singularidades de cada um. Não importa em que cada elemento acredite ou deixe de acreditar. O que importa é que todos que ali se encontram estão prontos para a batalha que porventura se apresentar. Estão ligados por um destino em comum, ou seja, todos desejam levar sua missão a cabo, da melhor forma possível.

Existem divergências entre os elementos. Alguns guardam mágoa por algo que aconteceu… mesmo que tal acontecimento tenha ocorrido apenas em sua imaginação. Mas a projeção de sua mente faz com que tal fato tenha uma dimensão tal que, em determinado momento, é impossível ignorar suas consequências no dia a dia…

De todos os cargos existentes na nau, o mais cobiçado por alguns é, sem dúvida, o de Capitão. Afinal, é ele quem dá as ordens ao grupo e deve ser obedecido… quando um líder de uma tripulação deixa seu cargo, ou porque irá assumir outra nau ou porque simplesmente chegou a hora de permanecer em terra firme, seu posto é disputado por aqueles que se interessam pelo seu cargo. Afinal, o status de Comandante é algo que envaidece algumas pessoas. Que não se dão conta de que aquele que assume tal cargo passa a ser responsável por todas as almas a ele entregue. E tudo aquilo que acontecer com sua tripulação passará a ser responsabilidade única e exclusiva dele. Um marinheiro não irá responder ante o alto comando por algo errado que aconteceu durante a navegação. O capitão, sim. Afinal, ele é o único responsável por tudo aquilo que acontece sob sua supervisão. Claro, seu grumete será responsabilizado por seus atos perante o Capitão. Mas antes, esse responderá aos seus superiores e toda e qualquer atitude que tomar será seguindo a decisão do Estado Maior… sua palavra é lei dentro de sua embarcação, porém ele manda somente até a página dois…

Cada marinheiro tem sua função a cumprir dentro da nave. E a confiança de seus parceiros é tanta, que ninguém tem dúvida quanto ao desempenho de cada um. Porque todos sabem que a condução segura do barco depende de cada um cumprir a risca suas tarefas…

Quando a dúvida assalta algum tripulante, quando este não se sente seguro para executar a tarefa que lhe foi incumbida, normalmente solicita a ajuda de um colega mais experiente… e assim, ombro a ombro, todos vão vencendo as águas revoltas nas quais se encontram…

Uma nau onde o sentimento de amor, de amizade, não exista, dificilmente conseguirá se desviar dos recifes da vida. Pode até continuar a singrar os mares. Mas com certeza somente poderá seguir sua jornada em segurança quando ajustes junto a tripulação forem feitos. Se a falha for do Comandante, será trocado, sem dúvida. Se for referente a tripulação, bem… acertos serão feitos para que o bom andamento do serviço continue. E a vida seguirá em frente, até que possam ancorar em um novo Porto Seguro…

Para que essa tripulação consiga navegar a contento, a Lealdade e o Afeto são necessários. Eles irão criar  um laço emocional entre estes que se manifestará na forma de carinho, companheirismo e apoio mútuo… a confiança de que seu parceiro de lutas estará sempre ao seu lado, nos momentos bons e ruins, te ajuda a acreditar na vitória final. Sem confiança, como seguir em frente? E para que tal sentimento seja construido, com certeza a Sinceridade, onde cada um fala o que é necessário, sem dourar a pílula, é o caminho a seguir. Mas com Respeito. Ou seja… você fala aquilo que seu colega precisa ouvir… respeitando o mesmo. Aceitando que assim como ele, você também não é perfeito e está sujeito a cometer erros…

E assim, com Companheirismo, Lealdade, Afeto, Confiança, Reciprocidade, Sinceridade e Respeito você e seus colegas de navegação continuarão seguindo em frente, não importa quem seja o Piloto. Não importa que é o Capitão. Porque durante as tempestades todos devem lutar ombro a ombro até que a bonança se apresente novamente…

Tania Miranda  –   Brasil   –   06/09/2025

Tania Miranda
Tania Miranda

Trabalho como Agente de Organização Escolar (Secretaria de Educação do Estado de São Paulo) embora no momento esteja prestando serviço junto ao TRE, no Cartório Eleitoral como Auxiliar Requisitada. Gosto de escrever, tenho dois livros publicados, "Tirésias, a dualidade da alma humana"(autobiografia), pela Editora Verso e Prosa e "A volta do Justiceiro", romance explorando o folclore brasileiro, publicado pela UICLAP. Publico crônicas diariamente em alguns grupos, meu perfil e meu blog... (taniamirandablog.blogspot .com)... sou casada, tenho quatro filhos e dois netos, sendo que minha neta mora comigo desde os três meses de idade...

Tania Miranda

Trabalho como Agente de Organização Escolar (Secretaria de Educação do Estado de São Paulo) embora no momento esteja prestando serviço junto ao TRE, no Cartório Eleitoral como Auxiliar Requisitada. Gosto de escrever, tenho dois livros publicados, "Tirésias, a dualidade da alma humana"(autobiografia), pela Editora Verso e Prosa e "A volta do Justiceiro", romance explorando o folclore brasileiro, publicado pela UICLAP. Publico crônicas diariamente em alguns grupos, meu perfil e meu blog... (taniamirandablog.blogspot .com)... sou casada, tenho quatro filhos e dois netos, sendo que minha neta mora comigo desde os três meses de idade...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *