CulturaUltimas Notícias

Visita noturna monitorada “Consolação e Suas Vozes” fará homenagem à primeira mulher sepultada no Cemitério da Consolação

Passeio acontece nesta sexta feira dia 15 de agosto, data de inauguração do cemitério em 1858. 

Cemitério da Consolação recebe mais uma edição do “Consolação e Suas Vozes”, visita noturna monitorada realizada em parceria entre o projeto O Que Te Assombra? e a Consolare. O tour será dedicado à primeira mulher sepultada na necrópole, no dia da inauguração da necrópole: Thereza de Jesus Correa, carinhosamente conhecida como Dona Thereza.

Pouco se sabe sobre a história de vida de Dona Thereza. De acordo com registros do Arquivo Histórico Municipal de São Paulo, há apenas a anotação da data de seu sepultamento, realizado em uma quadra comum, como era chamada a quadra geral na época. Ela era agregada do Major Matheus Fernandes Coutinho.

O roteiro será conduzido por Thiago de Souza, criador do OQTA?, e pela historiadora e dona da página patrimonio_funerariospViviane Comunale. Durante a visita, além de conhecer um pouco sobre a Dona Thereza, o público percorrerá túmulos de personalidades que ajudaram a moldar a história da cidade e do país, como a Marquesa de Santos, o abolicionista Luís Gama, o jornalista Líbero Badaró e os modernistas Tarsila do Amaral, Mário de Andrade e Oswald de Andrade.

“Homenagear Dona Thereza neste passeio, justamente no dia em que o Cemitério da Consolação completa mais um aniversário, é revisitar as origens deste espaço e preservar a memória de quem ajudou a construir a história da cidade, mesmo sem ter seu nome amplamente conhecido”, afirma Thiago de Souza.

Para Viviane Comunale, a data torna a experiência ainda mais simbólica. “Além da importância histórica, essa visita nos permite refletir sobre como cada pessoa, independentemente de sua notoriedade, deixa marcas na memória coletiva da cidade”, completa a historiadora.

O passeio também revelará histórias de fé e devoção, como as de Antoninho da Rocha Marmo e Maria Judith, e apresenta a simbologia e os estilos artísticos que fazem da arte tumular. Além disso, algumas lendas urbanas serão abordadas, como o caso do Castelinho da Rua Apa e a “loira do banheiro”.

Aberto ao público e com vagas limitadas, o passeio é uma experiência cultural diferente e enriquecedora para quem busca algo diferente para fazer em São Paulo.

Cemitério da Consolação

Fundado em 1858, o Cemitério da Consolação é um importante marco histórico e cultural da cidade de São Paulo. Mais do que um local de repouso, o cemitério é um espaço repleto de histórias cativantes e figuras que ajudam a contar a história da cidade.
Serviço:

Passeio Noturno no Cemitério da Consolação:

  • Data: Dia 15 de agosto, das 19h15 às 21h30;
  • Onde: Cemitério da Consolação (R. da Consolação, 1660 – Consolação, São Paulo – SP)
  • Quanto: Gratuito – Doação voluntária de 1kg de alimento não perecível no dia do evento. É necessária a reserva prévia do ingresso. Link para retirada no Sympla. Limite de 130 pessoas.

Imagem Divulgação

 

Vanessa Pereira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *