Frio impacta nas doações e GSH Banco de Sangue de São Paulo alerta para estoque crítico de O-
Com a chegada da nova onda de frio à capital paulista, o GSH Banco de Sangue de São Paulo registra uma queda ainda mais acentuada no número de doadores, agravando um cenário já preocupante: os estoques de sangue do tipo O- estão em nível crítico.
A instituição reforça o alerta e pede que os doadores se mobilizem para que a escassez não comprometa o atendimento a emergências e procedimentos médicos essenciais.
“O frio afasta os doadores, mas as necessidades hospitalares continuam ou até mesmo aumentam. Precisamos do apoio imediato da população para que o sangue chegue a quem mais precisa, especialmente o tipo O-, que é vital em emergências”, afirma Janaína Ferreira, líder de captação do GSH Banco de Sangue de São Paulo.
Por que o sangue O negativo é tão importante?
O sangue tipo O- é conhecido como o “doador universal”. Ele pode ser transfundido em pacientes de qualquer tipo sanguíneo quando não há tempo para testes de compatibilidade, como em acidentes graves, cirurgias de urgência ou atendimentos a pacientes em tratamentos de enfermidades crônicas, como as oncológicas. Além disso, o Ministério da Saúde recomenda especialmente sua utilização em recém-nascidos até 4 meses de idade que necessitem de transfusões, o que torna sua disponibilidade ainda mais vital.
Em épocas de frio, os estoques naturalmente sofrem quedas significativas, e o comparecimento de doadores tende a diminuir. Ainda assim, a necessidade de sangue não tira folga e a doação neste momento pode ser a diferença entre a vida e a morte para muitos pacientes.
A instituição ressalta que todos os tipos sanguíneos são bem-vindos e necessários neste momento. Para doar, basta comparecer à unidade, ou agendar previamente, observando os requisitos abaixo. O endereço é Rua Tomás Carvalhal, 711, no bairro Paraíso. A instituição está aberta todos os dias, das 7h às 18h, inclusive aos sábados, domingos e feriados.
Requisitos básicos para doação de sangue:
- Apresentar um documento oficial com foto (RG, CNH etc.) em bom estado de conservação;
- Ter idade entre 16 e 69 anos desde que a primeira doação seja realizada até os 60 anos (menores de idade precisam de autorização e presença do responsável legal no momento da doação);
- Estar em boas condições de saúde;
- Pesar a partir de 50 kg;
- Não ter feito uso de bebida alcoólica nas últimas 12 horas;
- Após o almoço ou ingestão de alimentos gordurosos, aguardar 3 horas.
- Não é necessário estar em jejum, evitar alimentos gordurosos
- Se fez tatuagem e/ou piercing, aguardar 12 meses. Exceto para região genital e boca (12 meses após a retirada);
- Se passou por endoscopia ou procedimento endoscópico, aguardar 6 meses;
- Não ter tido Doença de Chagas e Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST);
- Em caso de diabetes, deverá estar controlada e não fazer uso de insulina
- Candidatos que apresentaram sintomas de gripe e/ou resfriado devem aguardar 7 dias após cessarem os sintomas e o uso das medicações;
- Aguardar 48h para doar caso tenha tomado a vacina da gripe, desde que não esteja com nenhum sintoma.
Consulte a equipe do banco de sangue em casos de hipertensão, uso de medicamentos e cirurgias.
Créditos das fotos: Mateus Amorim
