Cultura

Programação Biblioteca Viva da semana leva teatros, contação de histórias e bate-papo sobre o mercado de autopublicação nas bibliotecas

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa e da Coordenadoria do Sistema Municipal de Bibliotecas, promove mais uma semana de programação cultural pelo Programa Biblioteca Viva. Entre os dias 22 e 27 de julho, seis pontos e bosques de leitura e 15 bibliotecas recebem 21 atividades diferentes, como destaque sete contações de histórias, duas peças de teatro para o público infantil e jovem e bate-papo com o autor do livro “Enquanto Caço Fantasmas Escrevo Sobre Eles” e diretor da editora e produtora cultural Questione!, Junin. Toda a agenda é gratuita.

Iniciando a semana de programação cultural do Biblioteca Viva, o teatro “Inezita Barroso, A Zitinha” explora o folclore brasileiro pela vida de Inezita Barroso – cantora, atriz, instrumentista e bibliotecária brasileira – por meio de música ao vivo e brincadeiras com a platéia. Com quatro sessões extras, a peça circula nos pontos de leitura da zona leste Parque São Rafael (no dia 22 de julho, às 14h), Juscelino Kubitschek (26 de Julho às 11h) e Severino do Ramo (também no dia 26, às 14h) e finaliza no Bosque de Leitura Parque do Trote, na zona norte da capital, no dia 27 de Julho às 11h.

Outra peça que chega à programação é “Rapunzel e o Orí Mágico”, da Cia Dois Ventos. Estreante, é uma reinterpretação do conto de fadas que aborda a ancestralidade e a busca do autoconhecimento, em um conteúdo voltado ao público infantojuvenil. Acessível em Libras, o teatro chega no Centro de São Paulo, na Biblioteca Raul Bopp, no dia 23 de julho às 10h, e depois, por fim, na Biblioteca Paulo Duarte, dentro do Centro de Culturas Negras, na zona sul, no dia 25 de julho às 14h.

No dia 23 de julho, às 14h, na Biblioteca Belmonte, a apresentação musical “Carimbó Mete Ficha” chega como uma alternativa curiosa e rica sobre a musicalidade amazônica. Unindo o músico-solo e multi-instrumentista de música eletrônica Carimbódelic com o grupo de carimbó Mete Ficha, o público presente vai poder sentir o tradicionalismo do Pará contagiar a zona sul da cidade. Outro show musical é a atração “Dominguinhos e o legado de Luiz Gonzaga para Crianças”, desbravando, para crianças, a influência de Luiz Gonzaga e Dominguinhos na popularização da música nordestina no Brasil e no mundo e suas contribuições para as festas juninas. “Dominguinhos e o legado de Luiz Gonzaga para Crianças” chega nas bibliotecas Paulo Setúbal, no dia 25 de julho às 14h, e Camila Cerqueira César, no dia 26 de julho às 11h.

 

A programação de julho do Biblioteca Viva ainda apresenta duas atividades de circo em três sessões na zona leste: um para o público infantil – a atração “A História Não Contada das Músicas Infantis”, que mergulha no universo das músicas infantis e explora, com um outro olhar, as narrativas destas canções como histórias que quebram preconceitos e supera medos – e outro para o público adolescente – o “Temos Vagas”, estreante e que mostra uma disputa entre dois palhaços para uma única vaga em um circo de rua. A primeira chega no dia 27 de julho, às 11h no Bosque de Leitura Parque Lajeado, e às 15h no Bosque de Leitura Parque do Carmo. Enquanto a última acontece na Biblioteca Vicente Paulo Guimarães no dia 25 de julho às 14h.

Literatura Viva com Junina

Abordando desde caminhos que a escrita pode abrir como instrumento de aprendizado e emancipação ao mercado e bastidores da autopublicação e dicas para escritores iniciantes, a roda de conversa com o escritor Junin tem como pretexto o seu livro “Enquanto Caço Fantasmas Escrevo Sobre Eles”, publicado em 2022, que conta sobre um mundo devastado pela crise climática e a mudança de chave de um não tão jovem rapaz, que revê seus conceitos e padrões de vida e abandona tudo para trás para se aventurar em novas incertezas aventuras. A dinâmica faz parte do subprograma Literatura Viva, cujo objetivo é unir autores e leitores para um bate-papo livre sobre suas publicações e o mercado literário. O Literatura Viva: Conversa com Junin” chega nas bibliotecas Anne Frank, do Centro Cultural da Diversidade, e Prestes Maia, do Centro Cultural Santo Amaro, nos dias 23 e 24 de julho, respectivamente, ambas às 10h.

Sete contações de histórias chegam nesta semana

Recheando a programação cultural da Biblioteca Viva de julho, sete contações de história chegam a dez bibliotecas públicas municipais. Temáticos em festejos julinos, “Terra Julina”, da Banda Arteiros, “Pula Fogueira”, do Grupo Girasonhos, e “Contos Populares com a Cia Terezinha” chegam como opções livres para crianças entre os dias 23 e 26 de julho. Há ainda a contação “O circo da Lua”, que chega pela última vez à Biblioteca Helena Silveira no dia 23 de julho, às 10h, contando sobre os bastidores do circo.

 

Inéditas, “As asas de Luíza, a menina-pássaro”, “Malasartes no Céu” e “O Pensamento faz barulho?” encerram as atividades culturais da Biblioteca Viva de julho. “As asas de Luíza, a menina-pássaro” aborda o protagonismo feminino, contado de forma lúdica às crianças com o intuito de encorajá-las a se libertarem e irem em busca de seus sonhos. No dia 23 de julho, a contação chega nas bibliotecas Afonso Schmidt (às 09h) e Lenyra Fraccaroli (às 14h). “O Pensamento faz barulho?”, da Cia. Pinambeta, que chega na Biblioteca Pedro Nava no dia 24 de julho, às 14h, por sua vez, explora a linha entre pensamentos que podem ou não ser transformadores, em uma jornada que ensina sobre autocuidado. E, por falar em jornada, já pensou em como seria o céu e os santos? Pedro Malasartes, na contação “Malasartes no Céu”, da Cia. do Liquidificador, narra a aventura do personagem principal pregando suas artimanhas para tentar conhecer o céu, nas bibliotecas Hans Christian Andersen, no dia 23 de julho, e Érico Veríssimo, no dia 25 de julho, ambos às 14h.

 

A programação completa das bibliotecas de bairro e dos bosques e pontos de leitura, além de outras novidades e avisos, você encontra no site da CSMB e em nossa redes social. Informações gerais estão disponíveis nas redes sociais e no site da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Consulte online os acervos da biblioteca da cidade aqui

Serviço:

Programação de Julho – Biblioteca Viva

Quando: 22 a 27 de julho

Horários e locais múltiplos

Ingressos: gratuitos

*Programação sujeita a alteração

Informações principais no link.

Caroline Gomes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *