O CONTRÁRIO DA ORDEM É O CAOS…
Hierarquia (do grego “hierarchía”) :- é a ordenação de elementos em ordem de importância significando, mais especificamente:
a)- a distribuição ordenada de poderes:
b)- a graduação das diferentes categorias de funcionários ou membros de uma organização, instituição;
c)- o respeito pelos mais velhos.
Há outras definições para o termo, porém essas são as principais. E qual o antônimo de Hierarquia? Anarquia, pura e simples. Porque? Porque a Anarquia pressupõe a ausência de ordem em um grupo, exatamente o oposto daquilo que a Hierarquia determina…
Enquanto a Hierarquia é uma forma de controle social dominante, onde cada ação tem suas regras estabelecidas de forma a não haver dúvidas quanto ao papel de cada elemento, na Anarquia todo e qualquer tipo de controle é rejeitado. Através de uma análise crítica da dominação, a Anarquia pretende superar a ordem social na qual essa se faz presente através de um projeto construtivo baseado na defesa da autogestão…
Qual das duas formas de gerir um grupo social, não importa qual seja, é a melhor? Não dá para saber, uma vez que ambas tem seus lado positivo e negativo. Embora tenhamos que convir que, para um grupo funcionar, há a necessidade de um líder que o gerencie. E mostre o caminho que este deve seguir. Pois, para que se atinja determinado objetivo, não há espaço para interpretações pessoais… faz-se necessário ter um itinerário claro, onde cada passo foi pensado para que a jornada se complete sem surpresas desagradáveis…
Logicamente essa é a minha opinião. E não sou dona da verdade. Simplesmente sou de uma época onde a ordem das coisas era bem definida. Embora a vida tenha nuances de cinza, era tudo preto no branco. Ou seja, existia uma ordem e ela deveria ser seguida…
Claro que não podemos ser inflexíveis durante nossa jornada. Afinal, como em uma avenida movimentada, temos que estar sempre atentas para não colidir com outro veículo. Devemos sempre estar prontas para recuar, se essa for a melhor maneira de avançar. Afinal, seguir em frente quando as condições não nos são favoráveis é, acima de tudo, burrice…
Não importa em qual segmento estejamos trabalhando, devemos sempre procurar evoluir. Mas “evoluir” não significa, de forma alguma, tomar a frente de ações que não nos foram delegadas. Existem regras que devem ser respeitadas, limites que não devem ser ultrapassados. E por que? Simples… quando todo mundo pode fazer uma tarefa, ninguém acaba fazendo…
Infelizmente na vida existem muitas teorias sobre como gerir nossas atividades. O problema maior é que a teoria na prática não funciona. Porque a vida tem nuances que não percebemos à primeira vista. E é isso que complica toda e qualquer relação, seja pessoal, social ou profissional…
Na vida pessoal cada passo que damos tem que ser cautelosa, pois uma ação impensada pode desencadear uma série de problemas que nem pensávamos que existisse… e isso porque, em nossa vida pessoal, até certo ponto seguimos nossos instintos… ou seja, a autogestão…
Na vida social já seguimos algumas regras que nos auxiliam, para que não acabemos dando um passo errado, onde poderíamos tropeçar e acabar perdidas em um canto qualquer. Porque, embora muitos defendam que cada um viva de acordo com suas convicções, há regras bem claras sobre como se portar no convívio grupal e qualquer tentativa de burlá-las acarreta mil e uma consequências…
Isso posto, nem preciso falar quanto à vida profissional, não é mesmo? Se há um lugar onde não existe a possibilidade de experimentos fora da caixa, é nesse ambiente. Certo, podemos executar determinada tarefa de várias maneiras, porém os parâmetros permanecerão imutáveis. Embora a ordem dos tratores não altere o viaduto ( já dizia o grande pensador Peninha), a execução de determinada tarefa tem que seguir, obrigatoriamente, certos ritos que permitirão que esta seja concluída a contento. Nem sempre o que conta é o resultado, por mais que desejemos pensar assim…
Somos seres em constante evolução. Porém cada um está em um estágio diferente. A forma de compreender os processos que ocorrem à nossa volta varia de um indivíduo para o outro. E embora todos estejam atrás de um resultado satisfatório para nossas ações, não podemos nos esquecer que nem sempre aquele que parece ser o melhor caminho corresponde à realidade. E isso se aplica a todas as esferas nas quais nos encontramos…
Tania Miranda – Brasil – 17/07/2025

Trabalho como Agente de Organização Escolar (Secretaria de Educação do Estado de São Paulo) embora no momento esteja prestando serviço junto ao TRE, no Cartório Eleitoral como Auxiliar Requisitada. Gosto de escrever, tenho dois livros publicados, “Tirésias, a dualidade da alma humana”(autobiografia), pela Editora Verso e Prosa e “A volta do Justiceiro”, romance explorando o folclore brasileiro, publicado pela UICLAP. Publico crônicas diariamente em alguns grupos, meu perfil e meu blog… (taniamirandablog.blogspot .com)… sou casada, tenho quatro filhos e dois netos, sendo que minha neta mora comigo desde os três meses de idade…
