AQUI SE FAZ, AQUI SE PAGA…
A vida é uma constante de mudanças. Boas ou más, não importa. Nada é estático, mesmo que a primeira vista tenhamos tal impressão. E essa impressão é causada por um motivo muito simples…
a dinâmica da vida não acompanha nossa percepção… ou seria o contrário?…
Não é raro passarmos por situações tais que parecem durar séculos. Principalmente quando atravessamos uma fase não tão boa. Claro que, gostando ou não, precisamos dessa experiência… mesmo que peçamos ao Pai para afastar de nós tal cálice Ele não nos atenderá… pois é uma lição que necessitamos assimilar, para nosso próprio bem futuro…
A vida é uma professora severa. Não aceita que posterguemos nossos deveres. E se lançarmos mão de tal procedimento com certeza pagaremos um preço por tal ato de rebeldia. Pode ser alto… depende de quão rebeldes nós fomos. Mas mesmo que seja uma pequena reprimenda, não conseguiremos passar por aquela situação sem que paguemos nossos débitos…
Quando chegamos a esse plano, recebemos uma tarefa a cumprir. Não importa qual Status Social nos foi atribuído… nossa função será imprescindível tanto para nosso crescimento espiritual quando para a comunidade como um todo… sim, dependemos uns dos outros para que as coisas transcorram da maneira que deve ser…
Muitas vezes ficamos sem entender qual nosso papel nesse grande teatro da vida. Afinal, alguns tem recursos ilimitados enquanto outros nada possuem… as vezes, nem mesmo a roupa do corpo. Alguns tem fartura tal que acabam por escolher pratos esdrúxulos e pagam fortunas por algo que, na realidade, não vale um centavo que seja… mas é exclusivo para eles, então está valendo. Desperdício é a palavra de ordem e tudo bem… outros já não sabem nem se conseguirão fazer uma refeição, por mais simples que seja… sua falta de recursos é a única coisa que realmente possuem… não raro se recolhem com o estômago a reclamar da falta de alimentos….que muitas vezes aqueles que tudo tem descartam no lixo sem pensar em quem nada possui…
Sim, a vida é cheia de contrastes. E não há uma explicação lógica para tal, se desconsiderarmos a intervenção divina. Afinal, como adivinhar quais são os desígnios do Senhor de nossos destinos? Não temos essa capacidade…
Falei dos que muito tem e dos que nada possuem, mas ainda temos outros representantes das discrepâncias da humanidade… aqueles que já possuem mais do que necessitariam para viver mil gerações e ainda assim tomam o pouco que seu vizinho tem para aumentar seus domínios… o ser humano é um animal acumulador… e egoísta…
Quando um povo invade o território de outro, levando morte e destruição para seus semelhantes, não são apenas as pessoas de má índole que cometem tal ação. Muitos tementes a Deus, preocupados com a salvação de sua alma, pessoas que antes de tal barbárie se doavam pelos outros, também pegam em armas e participam de tal aventura degradante. É como se estivessem hipnotizados por uma força maior… e se o arrependimento chega pelas ações cometidas, geralmente será muito tarde para reparar o mal que desencadearam… mas é mais uma das lições que a vida impõe… será cobrado tudo que for em excesso, mas os dois lados precisavam passar por esse momento…
Estranha essa linha de pensamento, não é mesmo? Infelizmente não nos é dado perceber qual lição nos foi ministrada, dependendo da ação que praticamos. Em realidade, nem percebemos o que estamos a fazer… simplesmente fazemos. Quanto mais afastados da Luz que guia nossos passos, mais propensos estaremos a seguir tais instintos… e mais tarde iremos pagar a conta que nos será apresentada. Afinal, como diz o velho adágio…”aqui se faz, aqui se paga”… mesmo que tudo aquilo que fizemos foi para cumprir uma lição a nós imposta… pois não temos controle de nosso destino…
Tania Miranda 16/06/2025

Trabalho como Agente de Organização Escolar (Secretaria de Educação do Estado de São Paulo) embora no momento esteja prestando serviço junto ao TRE, no Cartório Eleitoral como Auxiliar Requisitada. Gosto de escrever, tenho dois livros publicados, “Tirésias, a dualidade da alma humana”(autobiografia), pela Editora Verso e Prosa e “A volta do Justiceiro”, romance explorando o folclore brasileiro, publicado pela UICLAP. Publico crônicas diariamente em alguns grupos, meu perfil e meu blog… (taniamirandablog.blogspot .com)… sou casada, tenho quatro filhos e dois netos, sendo que minha neta mora comigo desde os três meses de idade…
