QUÃO EFÊMERA É NOSSA EXISTÊNCIA…
Diz a sabedoria popular que só deixamos de existir quando as pessoas se esquecem de nós. Aliás, essa é a base das diversas religiões, tanto as vigentes como aquelas já esquecidas… Os deuses só existem enquanto os pobres mortais se lembram de seus nomes e solicitam seus favores, oferecendo-lhes sacrifícios como paga das graças alcançadas…
Com os seres humanos ocorre o mesmo fenômeno… enquanto somos lembrados pelas pessoas que nos conheceram…não importa por qual maneira…continuamos vivos nesse plano. Claro que para você tornar-se imortal, ao menos nessa concepção, deve sobressair-se sobre todas as pessoas que vivem ao seu redor. Ou seja, tem que, primeiro, fazer seu nome, tornar-se famosa. Deve ter uma personalidade marcante e criar algo que fique registrado para a posteridade. Pode ser um ato heroico, uma criação artística excepcional que simplesmente fique gravada no subconsciente das pessoas, tanto aquelas que viveram ao seu redor quanto aquelas que terão contato no futuro com suas ideias…
Há pessoas que existiram a milênios atrás e até hoje são lembradas, pois suas obras ficaram registradas para a posteridade. Claro que muitas vezes colocamos em duvida se determinado personagem histórico realmente existiu, o que é normal… mas entre a Lenda e a Realidade, a Lenda sempre prevalece. Então, se há algum registro, mencionando algum nome, não importa quão real ou fictício este seja, passará a figurar no panteão imortal, honra dada a pouquíssimos representantes de nossa humanidade…
Temos vários nomes gravados na memória coletiva… Tutankamon, Amón Rá, Julio Cesar, Brutus, Jesus, Cleópatra, Joana D’Arc, Shakespeare, só para citar alguns. Cada um, em seu tempo, marcou de tal forma o mundo à sua volta que mesmo depois de séculos de sua passagem para o outro lado ainda são lembrados. Ou seja, deixaram sua marca…
Podemos dizer que essa é uma lista democrática, uma vez que há vários segmentos representados através dos tempos. Reis, profetas, heróis, escritores… deuses… bem, esse panteão tem praticamente toda a humanidade devidamente representada em suas páginas. E cada uma com sua mitologia particular…
Claro que há algumas celebridades que, como uma supernova, brilham intensamente… para depois se apagarem como uma vela no final de sua vida. Quantos nomes não foram esquecidos no decorrer da história? E estou falando de pessoas que, por algum tempo, marcaram sua presença no imaginário popular…
Bem, fora esses casos especiais, a grande maioria dos mortais tem uma passagem efêmera por esse plano. Temos grandes ideias, acreditamos piamente que nossa visão pode mudar o mundo… de repente, até pode mudar, mesmo… depende de quão impactante ela for… mas na realidade nada somos para o mundo à nossa volta, além de meros coadjuvantes nesse grande teatro no qual estamos inseridas…
Talvez, quando chegar a hora de nossa partida, sejamos lembradas por uma ou duas gerações após a nossa… provavelmente seremos esquecidas já nos primeiros anos depois de nossa passagem. Mas assim é a vida. Como diz o Livro Sagrado, somos pó e a ele retornaremos… perdidas nas Brumas do Tempo…
Tania Miranda 14/06/2025

Trabalho como Agente de Organização Escolar (Secretaria de Educação do Estado de São Paulo) embora no momento esteja prestando serviço junto ao TRE, no Cartório Eleitoral como Auxiliar Requisitada. Gosto de escrever, tenho dois livros publicados, “Tirésias, a dualidade da alma humana”(autobiografia), pela Editora Verso e Prosa e “A volta do Justiceiro”, romance explorando o folclore brasileiro, publicado pela UICLAP. Publico crônicas diariamente em alguns grupos, meu perfil e meu blog… (taniamirandablog.blogspot .com)… sou casada, tenho quatro filhos e dois netos, sendo que minha neta mora comigo desde os três meses de idade…
