O QUE DETERMINA O SUCESSO OU O FRACASSO
Às vezes ficamos sem pensar em nada, não é mesmo? Estamos assim, como que perdidas em outra dimensão, fora desse mundo, e de repente, como um turbilhão… bem, o mundo real se joga à nossa frente, como se nos dissesse assim… “ei, acorda! É hora de seguir em frente, tomar uma atitude na vida….”
Então nos damos conta que estamos no meio do Oceano, dentro de um pequeno bote e precisamos remar, e muito, se quisermos alcançar o navio que aparece à nossa frente, bem longe, lá no horizonte…
Sim… as oportunidades se apresentam para nós. E tudo que precisamos fazer é nos preparar para, quando essa chegar, a agarrarmos com unhas e dentes… mas nem sempre nos damos conta de que a diferença entre sucesso e fracasso depende muito do quanto estamos envolvidas nesse processo…
O mundo é feito de ilusões… temos várias situações que nos levam a caminhos que não são aqueles que escolhemos. Mas por que isso acontece? Simples… ao nos deparar com uma bifurcação em nossa frente, ambas estão sinalizadas como se seguissem para o destino por nós escolhido. O problema é que apenas um desses caminhos é verdadeiro… ou, pelo menos, direto. A segunda opção, que pode ter sido a que escolhemos, pode até nos levar ao mesmo pódio que o primeiro, mas será um caminho mais tortuoso, cheio de distrações cujo objetivo primário é nos desviar de nosso objetivo…
Essa estrada, que pode nos levar até o ponto que desejamos, costuma oferecer falsos atalhos que, se tomados, nos desviarão da rota pré estabelecida. Isso porque nada na vida está escrito com tinta indelével… um simples pedaço de pano pode apagar os mais bem elaborados planos, como o giz que marca a lousa negra na sala de aula… e estamos todos em frente ao mestre, que nos passa instruções sobre a melhor maneira de seguirmos em frente… mas nem sempre damos atenção aos seus conselhos…
O sucesso ou o fracasso são resultado do quanto estamos envolvidas em nossos projetos. Claro que há variantes que irão determinar o grau de dificuldade que enfrentaremos. E nem sempre seguir em frente é uma opção. O problema é que, quando paramos frente a um obstáculo, para voltarmos a enfrentá-lo e seguir nosso caminho precisaremos de uma força de vontade hercúlea. E nem sempre nos é possível tomar essa decisão, pois como eu disse, há variáveis demais envolvidas…
Por mais simples que um problema possa nos parecer quando surge, quanto mais tempo postergarmos sua solução mais difícil será solucioná-lo. Isso porque outras variáveis serão inclusas na equação original e o pequeno nó que poderia ser desatado de uma forma mais simples acaba recebendo uma série de amarras que vão complicando a maneira de desatá-los. É mais ou menos como um tufo de cabelo embaraçado… se desmanchamos os nós desses fios já na primeira vez que os percebemos, será um processo indolor e este voltará à condição original. Se, ao contrário, não tentarmos penteá-lo já no primeiro instante, chegará uma hora em que será quase impossível desmanchar o emaranhado que se formou… e teremos que tomar uma atitude radical quanto a ele…
Em nossa vida também é assim… ou tomamos uma decisão já no primeiro instante em que o problema se apresenta ou teremos graves problemas no futuro… pois, mais cedo ou mais tarde teremos que encontrar uma solução… e quanto mais tempo passar, mais complicado será resolver…
Tania Miranda 30/05/2025

Trabalho como Agente de Organização Escolar (Secretaria de Educação do Estado de São Paulo) embora no momento esteja prestando serviço junto ao TRE, no Cartório Eleitoral como Auxiliar Requisitada. Gosto de escrever, tenho dois livros publicados, “Tirésias, a dualidade da alma humana”(autobiografia), pela Editora Verso e Prosa e “A volta do Justiceiro”, romance explorando o folclore brasileiro, publicado pela UICLAP. Publico crônicas diariamente em alguns grupos, meu perfil e meu blog… (taniamirandablog.blogspot .com)… sou casada, tenho quatro filhos e dois netos, sendo que minha neta mora comigo desde os três meses de idade…
