Seis anos de TEIA: como os espaços de trabalho da ADE SAMPA se tornaram pilar do empreendedorismo em São Paulo
Em 2025, os TEIAs (espaços colaborativos de trabalho) completam seis anos de existência, somando mais de 207 mil acessos acumulados nesse período. Ao longo dessa trajetória, a iniciativa se consolidou como uma das maiores referências em políticas públicas de apoio ao empreendedorismo na cidade de São Paulo. O programa, criado em 2019 pela Prefeitura de São Paulo e operado pela Agência São Paulo de Desenvolvimento (ADE SAMPA), entidade ligada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, conta hoje com 22 unidades.
Os espaços possuem estações de trabalho, computadores, internet sem fio e salas de reunião, para que os empreendedores possam utilizar gratuitamente e desenvolver seus negócios. Além disso, oferece uma programação mensal gratuita de qualificação empreendedora, com cursos, oficinas e palestras, além de encontros de networking para ampliação das redes de contato.
O programa TEIA abrange todas as regiões da cidade de São Paulo. Sendo seis unidades na zona norte: Jaçanã, Perus, Taipas, Parque Novo Mundo, Pinheirinho D’Água e Cachoeirinha; sete na centro-oeste: Butantã, Centro, Pinheiros (Green Sampa), Jardim Edite, Lapa e Vergueiro; quatro na leste: Cidade Tiradentes, Itaquera, São Miguel Paulista e Vila Curuçá; e cinco na sul: Interlagos, Santo Amaro, Parelheiros, Três Lagos, Grajaú e Heliópolis. Para utilizar os espaços, os empreendedores devem fazer o agendamento pelo site app.adesampa.com.br.
A unidade pioneira, o TEIA Taipas, registrou mais de 32 mil acessos desde a inauguração, em 22 de maio de 2019, e promoveu mais de 400 atividades gratuitas entre janeiro de 2024 e abril deste ano. Os temas foram desde marketing e vendas, até beleza, finanças, serviços gerais e tecnologia.
