Ultimas Notícias

Ação simbólica com cadeiras de rodas nas vagas exclusivas conscientiza motoristas durante o Maio Amarelo

Na manhã desta segunda-feira (26), a Prefeitura de São Paulo realizou uma ação de conscientização no âmbito do movimento Maio Amarelo, com o tema deste ano: “Desacelere, seu bem maior é a vida”. A iniciativa foi organizada pela Secretaria Executiva de Mobilidade e Trânsito (SEMTRA) em parceria com a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED).

Para chamar a atenção dos motoristas e estimular atitudes mais responsáveis no trânsito, seis cadeiras de rodas foram estacionadas em vagas reservadas a pessoas com deficiência, na Rua Oscar Freire (altura do número 550), entre 8h e 13h. Cada cadeira continha frases comumente ditas por condutores que estacionam irregularmente nesses espaços: “É só um minuto”, “Volto já” e “É rapidinho”.

A ação teve como objetivo sensibilizar a população sobre a importância do respeito às vagas exclusivas e evidenciar os desafios enfrentados diariamente pelas pessoas com deficiência.

Quem tem direito ao Cartão DeFis?

O Cartão DeFis é destinado a pessoas com deficiência que apresentem comprometimento de mobilidade, de forma permanente ou temporária. Entre os critérios estão: deficiência física nos membros inferiores; deficiência física associada à incapacidade mental moderada, grave ou severa; mobilidade reduzida temporária, com alto grau de comprometimento e deficiência visual em ambos os olhos.

Para solicitar o Cartão DeFis e conhecer os documentos exigidos, acesse o link:

https://sp156.prefeitura.sp.gov.br/portal/servicos/informacao?servico=3314

Sobre o Maio Amarelo

Criado pela ONU em 2011, o Maio Amarelo é um movimento internacional voltado à conscientização para a redução de acidentes de trânsito.

O movimento promove ações educativas e reforça a importância do respeito às leis de trânsito, com foco nos principais fatores de risco: excesso de velocidade, uso do celular ao volante, condução sob efeito de álcool, desrespeito à sinalização e à faixa de pedestres, entre outros comportamentos perigosos.

Marta Mota

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *