QUE TAL CUIDAR SOMENTE DE SUA VIDA?
Temos expectativas. O problema é quando essas expectativas se referem a outra pessoa e não a nós… é como se quiséssemos que a pessoa vivesse sob nossos parâmetros, para que nos sentíssemos confortáveis…
O mal da humanidade é desejar que todos sejam uniformes. Nada deve sair do planejado. Se determinada ação deve ser executada da maneira “x”, e alguém resolve quebrar essa regra… o mundo cairá sobre suas costas, pois ele ousou fugir do programado…
Como eu vivo ou deixo de viver em nada irá interferir na vida de outra pessoa, não importa o grau de ligação desta comigo. Porém esta se sentirá incomodada e tentará, de todas as maneiras, fazer com que eu “retorne aos trilhos”… afinal, as pessoas à nossa volta estão me apontando o dedo e estou “envergonhando a família”…
A minha vida não depende de outra pessoa. Se eu tiver que deixar esse plano, outra pessoa não poderá tomar meu lugar, nem me salvar de meu destino. Ou seja, a vida é minha e apenas eu posso vivê-la. Mas a Sociedade quer impor regras. Se eu não agir de acordo com seus parâmetros, serei infernizada até aceitar que “estou vivendo da maneira errada”…
As pessoas à sua volta acreditam piamente que estão fazendo o melhor por você. Elas não entendem que cada pessoa tem seus próprios sonhos, seus desejos… e tolhê-los é o mesmo que aprisionar essa alma e privá-la de sua vida…
Viver é mais que simplesmente seguir a rotina do dia a dia. É mais, inclusive, que dar atenção para sua familia. Viver é ouvir a sua alma e dar a si mesma um pouco de atenção… viver é se dar a chance de ser você, sem bloqueios, sem medo…
As pessoas à sua volta… começando pelas mais queridas… acreditam ter o direito de ditar regras de conduta para aqueles que “se desviaram” do caminho. Começam a chamá-las de “loucas”, pois ousaram quebrar as normas. Não entendem que a única coisa que essa pessoa deseja é viver plenamente…
O problema da humanidade é não conseguir entender que cada ser humano é único… aquilo que é certo e líquido para uns não diz nada para outros…
O que não entendemos é que a maneira de uma pessoa próxima a nós ver o mundo não é obrigatoriamente a mesma que nós. E devemos respeitar sua visão. Pois em nada influenciará nossa vida…
Sejamos tolerantes com o próximo. Que cada um cuide de sua vida como se sinta confortável. Desde que não esteja prejudicando o grupo com ações belicosas, esse elemento merece ser feliz. Como nós…
Cuide de sua vida… procure iluminar seu caminho e o daqueles que estão ao seu redor… sem interferir na vida de ninguém… pois assim como você se sente incomodado com a forma que determinada pessoa leva a vida, alguém também se incomoda com seu jeito de viver… pense nisso, na próxima vez que pensar em “pegar no pé” de alguém que está vivendo de uma forma não condizente com a sua visão social…
Tania Miranda 25/03/2025

Trabalho como Agente de Organização Escolar (Secretaria de Educação do Estado de São Paulo) embora no momento esteja prestando serviço junto ao TRE, no Cartório Eleitoral como Auxiliar Requisitada. Gosto de escrever, tenho dois livros publicados, “Tirésias, a dualidade da alma humana”(autobiografia), pela Editora Verso e Prosa e “A volta do Justiceiro”, romance explorando o folclore brasileiro, publicado pela UICLAP. Publico crônicas diariamente em alguns grupos, meu perfil e meu blog… (taniamirandablog.blogspot .com)… sou casada, tenho quatro filhos e dois netos, sendo que minha neta mora comigo desde os três meses de idade…