ÓDIO NA REDE… QUAL O SENTIDO?
O que leva uma pessoa a agredir gratuitamente alguém que nunca viu na vida, que nunca se encontraram… desejo, talvez, de tentar mostrar-se superior a esta?… Eis aí algo difícil de entender…
O mundo cibernético nos possibilita a conhecer pessoas de várias partes do mundo… podemos fazer amizade com alguém que mora ao nosso lado ou mesmo do outro lado do mundo… a língua não é um empecilho, afinal a amizade é uma linguagem universal…
Porém há pessoas mal resolvidas na vida, sem nenhum propósito além do desejo de atacar aqueles que, segundo seu ponto de vista, está agindo de forma não condizente com o que se espera socialmente. E aí, do nada, começam as agressões…
Felizmente essas agressões ficam no campo das palavras… aí está um bom motivo para que você jamais forneça dados além dos necessários na rede… embora saibamos que não é difícil esmiuçar a vida de qualquer um… se houver interesse de sua parte, pode descobrir até a hora que seu desafeto nasceu… e há pessoas que, por não ter nada de útil para fazer na vida, gastam seu tempo procurando pelo em ovo para atazanar quem nem sabia de sua existência…
Talvez aí esteja a chave de todo o problema… a pessoa é tão insignificante que precisa chamar a atenção de alguma forma. E então escolhe um alvo aleatório e tenta fazer seu nome desclassificando sua vítima…
Normalmente escolhem pessoas com certo destaque nas mídias sociais. Desconhecidos não servem como vitrine para que a pessoa possa se projetar, tornar-se conhecida. Por isso fiquei surpresa quando, do nada, uma pessoa do outro lado do mundo resolveu atacar-me com suas considerações desagradáveis. E, não contente em ter-me como alvo, atacou também uma amiga que ousou fazer um comentário em uma postagem minha…
Não sou ninguém no mundo cibernético. Tenho, quando muito, uns três mil seguidores… o que, convenhamos, não é nem uma gota nesse oceano imenso do mundo eletrônico. E ainda assim essa pessoa atacou-me gratuitamente. Simplesmente a bloqueei. Mas fiquei com essa dúvida… o que leva uma pessoa a agir assim? Não faz sentido algum. Será que sua vida é tão sem propósito, que para sentir-se viva tem que atacar os outros? Vidinha mais sem graça, essa…
Felizmente isso é exceção, e não regra nesse mundo. Tenho boas amizades, aqui e no resto do planeta. Tenho contatos maravilhosos
de pessoas iluminadas que me ajudam a crescer dia a dia. Pessoas que sempre acrescentam amor à minha vida. Pessoas que me servem de norte, me auxiliam na caminhada pela estrada que se abre à minha frente. E que fazem a frase “só o amor constrói” ser realmente verdadeira. Essa luz que me ilumina faz com que tentativas de me apagar não funcionem. Tudo que posso desejar é que a Luz ilumine o caminho daqueles que se encontram perdidos na escuridão… Pois somente a Luz do Amor e da Compreensão de seus semelhantes te ajudará a alcançar o Nirvana…
Tania Miranda 24/03/2025

Trabalho como Agente de Organização Escolar (Secretaria de Educação do Estado de São Paulo) embora no momento esteja prestando serviço junto ao TRE, no Cartório Eleitoral como Auxiliar Requisitada. Gosto de escrever, tenho dois livros publicados, “Tirésias, a dualidade da alma humana”(autobiografia), pela Editora Verso e Prosa e “A volta do Justiceiro”, romance explorando o folclore brasileiro, publicado pela UICLAP. Publico crônicas diariamente em alguns grupos, meu perfil e meu blog… (taniamirandablog.blogspot .com)… sou casada, tenho quatro filhos e dois netos, sendo que minha neta mora comigo desde os três meses de idade…