LUZ E TREVAS…
Já parou para pensar um instante que as Trevas dominam todo o infinito? Que a Luz não é o padrão universal… que depende de pequenas bolas luminosas espalhadas pelo espaço para iluminar algumas regiões? Que se nosso planeta estivesse um pouquinho mais afastado da Estrela que nos fornece luz e calor provavelmente viveríamos na escuridão eterna e que, pior… num frio intenso?… creio que não. Afinal, estamos no seio do Paraíso, com belezas mil espalhadas por todo canto e um calorzinho aconchegante…
Isso me faz pensar… se o padrão universal é a escuridão… será por isso que temos essa tendência de sempre fazer o mal? Será a escuridão nosso padrão, também? Afinal, é muito mais fácil fazer algo que beneficie apenas a nós mesmos que a toda comunidade…
O egoísmo é algo inerente a todo ser humano. Para vencê-lo é necessário ter muita força de vontade. E nem sempre estamos dispostos a lutar contra ele. Porque nos oferece vantagens…
A usura também é outro sentimento negativo que, se não tomarmos cuidado, domina nossas ações. De certa forma a usura está relacionada com o egoísmo. Na verdade, todos os sentimentos negativos estão. Todos eles nos impulsionam a procurar o melhor para nós mesmas, em detrimento àqueles que gravitam ao nosso redor. Não estendemos a mão para ajudar quem quer que seja, se não vislumbrarmos algum lucro dessa ação. E lutar contra isso é tão difícil…
As pessoas que estão no poder geralmente cultuam o lado negro da vida. Seu principal objetivo é acumular bens. Acumulam muito mais do que precisariam para viver por centenas de anos. Mas isso não impede que pisem sobre seus semelhantes para continuar a acumular…
Claro que ninguém percebe que está agindo assim. Simplesmente age. Porque faz parte de sua índole… de nossa índole. É triste, mas somos seres imperfeitos que lutam com todas as suas forças para alcançar um lugar ao sol… e nessa corrida, tudo é válido. Tudo mesmo…
O macro cosmo e o micro cosmo são semelhantes. Não importa se em escala minúscula ou gigante, todas as ações se desenrolam naturalmente. Uma pessoa abastada se nega a ajudar um necessitado por pensar que este não se esforçou o suficiente para sair do estado em que se encontra… uma pessoa do povo repete a ação pelo mesmo motivo…
É comum alguém dizer que “fulano está na situação em que se encontra porque é vagabundo, não se esforça para mudar”… e, na maioria das vezes, não é bem assim que a banda toca… mas é o lado negro que faz as pessoas julgarem seus semelhantes dessa maneira…
Felizmente há pessoas abnegadas que conseguem romper os grilhões que as prendem na escuridão e levam a Luz aos corações empedernidos. Nem todos aceitam tal benesse e, via de regra, consideram os Portadores da Luz como inimigos. E são apoiados por aqueles que se beneficiariam com as ações dos Iluminados. Porque as trevas obscurecem sua visão… e as fazem concluir que aqueles que estão mergulhados nas trevas é que são detentores da Verdade…
Mas a Verdade não é absoluta… ela muda de acordo com seu interlocutor. Por isso as pessoas aceitam conceitos e ideias que vão contra seus interesses, que as prejudicam. Mas recebem essas Verdades maquiadas de tal forma que as aceitam sem reservas, mesmo quando as maiores prejudicadas serão elas mesmas…
E assim seguimos em frente… divididos em dois grupos. Uns procuram a Luz, pois sentem que Ela é a verdadeira face da Vida. Outros não se importam em mergulhar na Escuridão, estado natural do Universo, desde que com isso tenham acesso a alguma benesse, mesmo que passageira, que facilite sua vida…
Procuremos sempre alcançar a Luz, pois ela é o Caminho para o Paraíso. Um dia a Luz realmente vencerá as Trevas e aqueles que escolherem o Caminho da Retidão conseguirão finalmente descansar no Nirvana, longe das tribulações…
Mas vencer as Trevas não é fácil… muitas vezes elas vem disfarçadas de Luz… e carregam consigo as almas daqueles que não conseguem perceber a diferença entre o nascer do Sol e o cair da Noite eterna… porque ambos momentos são a hora cinzenta… o momento em que a Eterna Luta entre a Luz e as Trevas se torna mais evidente…
Como a Mariposa, procure sempre a Luz… e ajude seu semelhante a abrir os olhos e perceber que a Escuridão o levará para a beira do Precipício… seja o Farol, guie aqueles que precisam, rumo aos Campos Elísios…
Tania Miranda 21/03/2025

Trabalho como Agente de Organização Escolar (Secretaria de Educação do Estado de São Paulo) embora no momento esteja prestando serviço junto ao TRE, no Cartório Eleitoral como Auxiliar Requisitada. Gosto de escrever, tenho dois livros publicados, “Tirésias, a dualidade da alma humana”(autobiografia), pela Editora Verso e Prosa e “A volta do Justiceiro”, romance explorando o folclore brasileiro, publicado pela UICLAP. Publico crônicas diariamente em alguns grupos, meu perfil e meu blog… (taniamirandablog.blogspot .com)… sou casada, tenho quatro filhos e dois netos, sendo que minha neta mora comigo desde os três meses de idade…