Golpe da energia elétrica
Relatos de golpe da Enel tem circulado em grupos do whatsapp. São notificações falsas de corte de energia, que são deixadas nas portas de residências ou comércios. Esses avisos não contêm o nome do morador, mas consta número de instalação, endereço, e há telefones do suposto prestador de serviço no papel, tudo escrito a mão.
Quando a pessoa notificada liga na Enel, é confirmado que não há pendências ou contas atrasadas e que esses avisos são fraudulentos. Além disso, a Enel alertou que há criminosos se passando por funcionários da empresa para invadir e roubar casas.
Como tem o telefone do suposto prestador de serviço na notificação, pessoas ligaram para o telefone, mas conseguiram verificar que se trata de golpe, pela forma como é conduzida a conversa.
Essas mensagens de alerta de golpes não são exclusivas da cidade de São Paulo, outros municípios como Santo André e até estados como o Rio de Janeiro, tem casos de tentativa de golpe relacionada a empresa de energia. Além disso, as tentativas de golpe circulam há mais de um ano nas redes sociais.
Seguem dicas de segurança:
1. Desconfie de avisos irregulares: Se você receber um aviso sem seu nome ou que pareça suspeito, entre em contato diretamente com a Enel para confirmar a autenticidade.
2. Confirme com a Enel: Sempre confirme através de ligação ou pelo aplicativo oficial se há alguma programação de corte ou intervenção para sua residência.
3. Não permita a entrada de estranhos: Mesmo que aleguem ser funcionários da Enel, sempre exija identificação oficial e confirme com a empresa antes de autorizar a entrada em sua casa.
4. Alerte os vizinhos: Compartilhe esse alerta com seus vizinhos, principalmente os mais idosos ou vulneráveis.
5. Denuncie: Informe a polícia sobre qualquer tentativa de golpe para que possam agir.