Cuidados com a água!
Em meio ao caos do fornecimento de água pela Sabesp, onde quando não ocorre a falta de água, a mesma chega às casas com odor e coloração duvidosos, é importante adotar medidas para se proteger.
O hipoclorito de sódio é um produto desinfetante, à base de cloro, e deve ser utilizado para combater as Doenças de Transmissão Hídrica e Alimentar (DTHA), sendo recomendado no tratamento domiciliar de desinfecção de frutas, hortaliças, água, entre outros. O munícipe deve seguir as orientações contidas no verso da embalagem. Vale ressaltar que consumir frutas e legumes contaminados pode desencadear algumas doenças, como diarreia, cólera, febre tifoide, hepatite A, giardíase, amebíase, verminoses e leptospirose.
No tratamento domiciliar da água, recomenda-se a fervura por 5 minutos e o uso de duas gotas de hipoclorito de sódio a 2,5% a cada litro. Deve-se, ainda, aguardar por 30 minutos antes do consumo.
A água purificada com hipoclorito de sódio serve para beber, cozinhar, lavar legumes, frutas e hortaliças, lavar a louça e tomar banho.
O produto tem a finalidade de desinfetar, e não de clarear a água barrenta que chega nas torneiras. Importante sempre observar como a água chega em sua casa/comércio e reportar para a Sabesp.
ATENÇÃO! A água tratada com hipoclorito de sódio 2,5% deve ser consumida em até 24h.
O hipoclorito de sódio pode ser retirado, gratuitamente, nas redes de saúde. E necessário apresentar RG e cartão do Sus.
Fontes:
https://capital.sp.gov.br/web/saude/w/noticias/347333
https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/e/enchentes/cuidados-com-a-agua