A LEI DA VIDA OU CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS
O futuro é incerto, pois variáveis podem nos direcionar para mil destinos diferentes… não temos controle sobre nosso destino, mesmo planejando cada passo de nossa vida. Calculamos nossas ações em seus mínimos detalhes, pois não queremos tropeçar em nossa busca pelo sucesso. Alguns conseguem, mas a maioria cai no primeiro obstáculo…
Estamos sempre decidindo o caminho tomar… é como se estivéssemos jogando “cara ou coroa”. Não tomamos nenhuma decisão, seja ela qual for, sem escolher uma opção. Algumas vezes acertamos, em outras, não…
Costumamos avaliar as decisões de nossos semelhantes e os usamos como exemplo para decidir qual caminho tomar. Nos esquecemos com frequência que aquilo que é bom para uma pessoa não é, necessariamente, bom para outra….
Muito de nossa ideia de sucesso vem da comparação entre o que vivemos e o que nosso vizinho alcançou. Claro que ele teve que fazer todo um percurso para alcançar a sua posição. Porém, tudo que vemos é sua chegada à meta e, mesmo sem ter noção dos percalços que este passou até aquele momento, uma pontinha de inveja brota em nosso ser e, invariavelmente, surge a pergunta… “Porque ele conseguiu e eu não?”…
Vivemos em um mundo regido por causas e consequências. Tudo o que ocorre ao nosso redor tem seu oposto que, mais cedo ou mais tarde, irá se manifestar. Não por outro motivo costumamos usar a frase “aqui se faz, aqui se paga”. Esse adágio diz simplesmente que, não importa se sua ação foi benéfica ou maléfica, em determinado momento a resposta chegará. Claro que se nossa ação foi benéfica para outrem, seremos recompensados. Por outro lado, se prejudicou alguém, “o castigo virá a cavalo”, como já diziam os antigos…
Embora vivamos cada um em sua própria dimensão… mais ou menos como se estivéssemos presos em gaiolas individuais, há momentos em que compartilhamos ideias, sonhos. Alguns podem se concretizar, outros tem como destino o cemitério dos devaneios, pois se mostrarão inviáveis em sua concepção…
Não estou dizendo que as ideias serão relegadas ao esquecimento. Não. O que ocorre é que, algumas vezes, os sonhos nascem em um momento não propício para eles. Então são esquecidos por algum tempo. Mas sonhos são imortais e, tal e qual fantasmas, de vez em quando fogem de seu retiro e se alojam na mente de uma pessoa ou um grupo… isso irá se suceder até o momento em que estiverem prontos para se realizar…
Vamos sonhar… quiçá um dia tenhamos a Graça de nosso sonho ser alcançado. Meu sonho é ver a Paz Verdadeira, onde as pessoas vivessem em toda a sua plenitude, sendo elas mesmas, sem máscaras, sem medo. Onde a única Lei que imperasse seria a Lei do Amor, onde a Cobiça, a Inveja, o Ódio e o Rancor não mais existissem. Onde entenderíamos que nosso mundo é um Paraíso e tudo o que precisamos ele nos fornece graciosamente… esse dia chegará? Não sei dizer…
Tania Miranda 25/02/2025

Trabalho como Agente de Organização Escolar (Secretaria de Educação do Estado de São Paulo) embora no momento esteja prestando serviço junto ao TRE, no Cartório Eleitoral como Auxiliar Requisitada. Gosto de escrever, tenho dois livros publicados, “Tirésias, a dualidade da alma humana”(autobiografia), pela Editora Verso e Prosa e “A volta do Justiceiro”, romance explorando o folclore brasileiro, publicado pela UICLAP. Publico crônicas diariamente em alguns grupos, meu perfil e meu blog… (taniamirandablog.blogspot .com)… sou casada, tenho quatro filhos e dois netos, sendo que minha neta mora comigo desde os três meses de idade…