O QUE É AMOR? O QUE NÃO É?
Outro dia, em resposta a uma de minhas postagens, alguém me perguntou como eu via o Amor, já que deixei claro que Amor e sexo não são sinônimos. Ia responder no dia seguinte, mas infelizmente acabei acamada por alguns dias…
O Amor, o verdadeiro, na verdade é uma fragmentação de vários outros sentimentos que experimentamos em nosso dia a dia. Ele, sozinho, simplesmente não existe. E em conjunto, quando em proporção acima do ideal, torna-se tóxico. Confuso? Nem tanto. É só pensar da seguinte maneira… Um determinado componente químico, isolado, é inerte, não tem efeito algum. Porém, se o combinarmos com outros componentes podemos conseguir um remédio ou um veneno, dependendo da fórmula e da dosagem utilizada. Na proporção ideal é o remédio que procurávamos. Um pouco mais e teremos um produto que pode até ceifar nossa vida. Com o Amor também é assim…
Existem elementos que podem ou não ser dosados junto com o Amor. Carinho pode? Sim. E Carência? Não, de forma alguma. Mas… uma pessoa carente não necessita ser amada? Sim. Mas para que encontre o Amor precisa antes resolver seus problemas mais íntimos… só depois estará apta a amar, realmente. Atenção é um sentimento que pode ser adicionado ao Amor? Claro que sim. Mas na dosagem certa. Atenção em demasia sufoca o ser amado e o resultado acaba sendo desastroso. Companheirismo? Essencial. Sem ele, não há conexão entre as duas almas… Amizade…bom, ela pode ser classificada junto com o companheirismo. Mas às vezes confundimos amizade com coleguismo, o que não é a mesma coisa. E, nesse caso, o caldo pode entornar…
Resumindo… o Amor, o verdadeiro, é algo que pode durar para sempre em nossa vida. Então, por que tal não acontece? Simples… citei apenas alguns dos sentimentos que formam a amálgama do Amor. Há outros. E se descuidarmos de um… apenas um desses componentes, podemos perder para sempre aquele Amor puro e verdadeiro que entrou em nossa vida. Um dos caminhos mais simples para que tal aconteça é o sentimento de posse. Porque você, na verdade, não “possui” o ser amado. Simplesmente compartilha sua vida com a dele. Porque, embora estejam ligados pelo Amor, vocês não são um único ser. São duas pessoas trilhando a senda do destino até determinado objetivo. Se vão alcançá-lo ou não, só o tempo poderá dizer…
Tania Miranda 04/02/2025

Trabalho como Agente de Organização Escolar (Secretaria de Educação do Estado de São Paulo) embora no momento esteja prestando serviço junto ao TRE, no Cartório Eleitoral como Auxiliar Requisitada. Gosto de escrever, tenho dois livros publicados, “Tirésias, a dualidade da alma humana”(autobiografia), pela Editora Verso e Prosa e “A volta do Justiceiro”, romance explorando o folclore brasileiro, publicado pela UICLAP. Publico crônicas diariamente em alguns grupos, meu perfil e meu blog… (taniamirandablog.blogspot .com)… sou casada, tenho quatro filhos e dois netos, sendo que minha neta mora comigo desde os três meses de idade…