E SE FORMOS APENAS FRUTO DA IMAGINAÇÃO DE ALGUÉM?
Cada dia que nasce traz para nós a esperança de realizar um sonho. E nunca é o mesmo, a cada dia que passa temos um novo sonho a nos esperar. E isso é compreensível. Se evoluímos a cada dia, aprendendo coisas novas, porque nossos sonhos não seguiriam o mesmo caminho? Afinal, o mundo onírico não é tão diferente assim do que chamamos de “mundo real”….
Coloquei o termo “mundo real” entre aspas por um bom motivo… quem pode nos afirmar, com toda certeza do mundo, que estamos inseridos em um mundo real? Quem pode nos garantir que não passamos de meros personagens criados por alguma mente para contar uma história, tal e qual fazemos em nosso cotidiano? Sei que soa um tanto estranho, mas…
Já parou para pensar se, no final de tudo, descobrimos que tudo o que vivemos foi fruto da imaginação de alguém? Sim, eu sei, é algo inconcebível para nós… porém, quem pode nos afirmar que tal não é realidade, que tudo que vivenciamos, presenciamos em nosso dia a dia realmente está acontecendo conosco… estamos vivendo uma experiência única, que não pode ser copiada por ninguém… afinal, é a nossa história…
Na verdade tal ideia me ocorreu a muitos anos atrás, quando conversava com um amigo escritor. E o conceito não é meu… foi-me exposto por esse amigo. Estávamos conversando sobre as infinitas possibilidades do mundo da fantasia e então ele expôs tal ideia. Confesso que num primeiro momento fiquei chocada. Mas quanto mais pensava nisso mais sentido fazia para mim…
Cada autor cria um mundo só seu, a cada nova criação. Pode ser um momento efêmero… uma poesia, um conto, uma crônica… ou um universo mais complexo… quando se escreve uma novela, um romance. E esse autor determina aos seus personagens quais serão seus percalços. E estes não podem escapar de seu destino. Por mais que tentem. Eu sei que é estranho falar isso, mas algumas vezes um personagem criado para uma novela tenta mudar seu destino e obriga seu criador a dar-lhe uma maior atenção, para não perder o controle sobre o mesmo…
Já parou para pensar que muitas vezes a vida parece não lhe dar nenhuma chance de viver de uma forma diferente da que vive, por mais que lute contra isso? É como se seu destino estivesse selado por alguém….
Muitos dirão que estou extrapolando… mas as pistas estão aí em nossa volta. Dizer que algumas pessoas tem sucesso e outras não porque as primeiras lutaram incansavelmente para atingir seus objetivos ao contrário do segundo grupo não corresponde à realidade. Tudo porque , muitas vezes, o segundo grupo luta mais que o primeiro e, ainda assim, não consegue sucesso em suas empreitadas. Eu sei, faz parte da vida. Afinal, para que alguém vença, outro alguém tem que perder, não é mesmo?…
O que nos dá alento são nossos sonhos. Que mesmo que não se realizem, iluminam nossa estrada, enchendo nosso coração de Esperança. E a Esperança, muitas vezes, é tudo que temos para seguir em frente em nossa caminhada pela vida… corra atrás de seus sonhos. Viva em toda sua plenitude, porque a vida é bela, mas é extremamente curta. Espalhe o Amor e a Alegria por onde passar, pois no final de sua história será lembrado apenas por seus atos…seja feliz e faça seus semelhantes felizes, também….
Tania Miranda 26/01/2025
Trabalho como Agente de Organização Escolar (Secretaria de Educação do Estado de São Paulo) embora no momento esteja prestando serviço junto ao TRE, no Cartório Eleitoral como Auxiliar Requisitada. Gosto de escrever, tenho dois livros publicados, “Tirésias, a dualidade da alma humana”(autobiografia), pela Editora Verso e Prosa e “A volta do Justiceiro”, romance explorando o folclore brasileiro, publicado pela UICLAP. Publico crônicas diariamente em alguns grupos, meu perfil e meu blog… (taniamirandablog.blogspot .com)… sou casada, tenho quatro filhos e dois netos, sendo que minha neta mora comigo desde os três meses de idade…