NOSSO PARAÍSO PERDIDO…
Paz na Terra aos Homens de Boa Vontade! Essa é a frase que mais ouvimos nos dias de hoje! Como ouvíamos no passado, aliás… porém… será que realmente há homens “de boa vontade”, que gostariam de viver em paz? Ao menos da boca para fora, sim, há… mas quando examinamos seu íntimo…
Desde os primórdios da Civilização o ser humano dá vazão ao seu lado belicoso. Tanto que, para se preservar, acaba por formar exércitos cuja função é combater os inimigos de determinado clã. E quem são esses inimigos? Homens de boa vontade que desejam viver em paz… um paradoxo, não é mesmo?..
O maior problema que a Sociedade enfrenta nos dias de hoje, assim como enfrentou no passado, é a cobiça desmedida das pessoas. Se o seu vizinho tem alguma coisa a mais que você, seu desejo de tomá-la é enorme, e só não o faz devido às várias travas impostas desde seu nascimento, para evitar esse tipo de comportamento. Também não dá vazão ao seu instinto selvagem pelo mesmo motivo…
Antes que se sinta ultrajado pelas palavras acima, pense um pouco… não fossem as leis, que impões regras bem definidas sobre como se deve ou não agir em Sociedade, será que as pessoas seriam tão pacíficas como se espera? Se assim fosse, não haveria nenhum tipo de contenda nem teria necessidade de haver um código de conduta para o cidadão, que deve ser vigiado constantemente…
Uma pessoa que rouba seu semelhante está pondo em prática aquilo que está latente na mente de todos… e o que as impede de replicar seu gesto é que, ao contrário do primeiro, sua programação foi feita a contento e realmente elas não pensam em dar o passo além… mas, se algum incidente romper essa programação…
Vários são os fatores que podem levar o indivíduo… ou uma população… a ignorar seus princípios e partir para a conquista de novos bens… e não estou falando daqueles adquiridos com seu trabalho. No final das contas, somos todos massa de manobra daqueles que detém o poder e se algum líder político for realmente carismático, poderá conduzir essa massa na direção que desejar… inclusive “para o lado negro da força”…
Se ainda não te convenci, basta dar uma olhada nos noticiários de hoje e de ontem. Verá que, fora as datas, os acontecimentos são sempre os mesmos. A violência é o norte principal das pessoas, não importa qual sua posição na Escala Social…
Quando digo “noticiários”, os livros de história estão inclusos. Afinal, eles registram a aventura humana na Terra desde que se inventou a escrita e os Grandes Conquistadores decidiram gravar seu nome para a posteridade. E lembre-se… a História sempre é contada pelos vencedores da contenda… quem perdeu está sempre errado e jamais será ouvido pelo povo…
No final das contas, o desejo de Paz, embora em sua essência seja verdadeiro, na prática não se aplica. Pois a mesma pessoa que faz uma prece aos Céus desejando que a violência não mais faça parte de seu dia a dia poderá agredir seu semelhante por algum motivo banal. Mas que para ela fará todo o sentido do mundo, pois sentiu-se ultrajada…
Isso pode ser mudado algum dia? Esperemos que sim… mas para isso seria necessário que toda forma de violência fosse abolida de nossa formação. Mas, ao menos nos dia de hoje, isso é uma Utopia. Mas a Esperança é a última que morre, não é mesmo? Então vamos sonhar com o dia em que a Humanidade realmente semeará a Paz nesse nosso Paraíso Perdido… só assim poderemos reencontrá-lo…
Trabalho como Agente de Organização Escolar (Secretaria de Educação do Estado de São Paulo) embora no momento esteja prestando serviço junto ao TRE, no Cartório Eleitoral como Auxiliar Requisitada. Gosto de escrever, tenho dois livros publicados, “Tirésias, a dualidade da alma humana”(autobiografia), pela Editora Verso e Prosa e “A volta do Justiceiro”, romance explorando o folclore brasileiro, publicado pela UICLAP. Publico crônicas diariamente em alguns grupos, meu perfil e meu blog… (taniamirandablog.blogspot .com)… sou casada, tenho quatro filhos e dois netos, sendo que minha neta mora comigo desde os três meses de idade…