Prefeitura obtém vitória na Justiça para liberar parcialmente obras da Sena Madureira
A Prefeitura de São Paulo obteve decisão favorável no Tribunal Justiça, que liberou parcialmente as obras do completo viário Sena Madureira. O desembargador Paulo Ayrosa, da 2ª Câmara Reservada ao Meio Ambiente, entendeu que as obras podem ser retomadas no talude existente na área localizada na Rua Afonso Celso com as ruas Sousa Ramos e Coronel Luís Alves, na região da Vila Mariana.
A decisão desta sexta-feira (6) afirma que a liberação ocorre “para permitir a adoção de medidas de contenção e segurança (…) através do grampeamento do solo, chumbadores de aço, concreto projetado e dispositivo de drenagem do maciço, e contenção do talude”.
A Secretaria de Mobilidade e Trânsito (SMT) considera que a decisão é coerente e importante para a segurança da execução da obra, já que é necessário terminar a intervenção iniciada no talude, antes de a obra ter sido suspensa por determinação judicial. A SMT irá notificar o consórcio contratado sobre a nova decisão do Tribunal de Justiça para que retome a obra, no estrito espaço liberado pela Justiça.
Complexo Sena Madureira
O futuro Complexo Viário Sena Madureira será composto por dois túneis, que totalizam 1.651m de extensão. O túnel norte começará na Av. Sena Madureira, altura da R. Botucatu. Já o túnel sul terá início na mesma avenida, próximo à R. Mairinque.
O novo Complexo promoverá a interligação da Av. Ricardo Jafet aos complexos viários João Saad e Túnel Jânio Quadros, facilitando os deslocamentos entre as regiões da Vila Mariana, Ipiranga, Itaim Bibi e Morumbi.
A implantação do túnel trará impactos positivos em diferentes aspectos.
Quando concluído, o túnel vai melhorar a fluidez do trânsito com a redução dos congestionamentos e dos tempos de deslocamento. Além da melhora na qualidade de vida da população, o novo túnel vai gerar a redução da emissão de poluentes