DIREITO E DEVER
Muito se fala de direitos e pouco se menciona os deveres. As pessoas convenientemente se esquecem que uma coisa está intimamente ligada à outra. Que há limites nos relacionamentos pessoais. Que a liberdade de um termina quando começa a do outro…
Viver em Sociedade é complicado. Porque existem mil regras não declaradas que dizem como devemos agir nesse plano. Incontáveis vezes ignoramos essas regras, visando apenas nosso bem estar… e nos irritamos quando alguém não se curva aos nossos desejos….
Somos eternas crianças, mimadas, birrentas. Quando algo não sai como esperamos fazemos beicinho e descarregamos nossa frustração sobre quem estiver ao nosso lado. Queremos todas nossas reivindicações atendidas e quando tal não é possível sentimo-nos ultrajadas…
O Respeito é um sentimento que todos deveriam prestar aos seus semelhantes. Infelizmente não é isso que ocorre no dia a dia. As pessoas exigem ser respeitadas mas, na maioria das vezes, não percebem que esse é um sentimento de mão dupla… para que alguém te respeite, você deve respeitá-la, também…
Não é incomum alguém, devido à sua suposta superioridade social, tentar fazer-se notar pela força. E não estou me referindo à força física. Algumas vezes ela até é usada, mas não acontece com frequência. Geralmente a agressão é verbal, deixando feridas bem mais profundas… algumas dessas feridas nunca se curam…
O problema está relacionado com algo que muitos confundem na hora de reivindicar… o Direito. Ele existe, você pode exigir…. mas não deve se esquecer de sua contraparte, o Dever. Cada benesse que recebe vem acompanhada de uma obrigação a ser cumprida. De outra forma você está errada em suas convicções…
Quando alguém se acha tolhida de algum direito que julga merecer, apela para a agressão verbal, intimidando a outra parte a conceder-lhe aquilo que lhe parece certo e líquido. Mas não é assim que a vida funciona. Afinal, existem regras a ser seguidas. Caso contrário tudo que irá imperar à nossa volta será o caos…
As pessoas escarnecem de quem tenta tolher-lhes o que segundo sua visão é seu direito. Isso é comum na adolescência, mas alguns elementos levam esse comportamento para a vida adulta… e agindo assim, criam situações desnecessárias, quebrando a tênue paz social…
Devemos respeitar a todos. Só assim nossos Direitos serão reconhecidos, desde que estejam dentro dos limites razoáveis. Temos que nos lembrar que um Direito reivindicado estará sempre vinculado a um Dever a cumprir. A vida é uma via de mão dupla. Se aplicarmos essa verdade em nosso dia a dia não só viveremos em paz como tornaremos nosso mundo um lugar aprazível, agradável…
Tania Miranda – 06/12/2024
Trabalho como Agente de Organização Escolar (Secretaria de Educação do Estado de São Paulo) embora no momento esteja prestando serviço junto ao TRE, no Cartório Eleitoral como Auxiliar Requisitada. Gosto de escrever, tenho dois livros publicados, “Tirésias, a dualidade da alma humana”(autobiografia), pela Editora Verso e Prosa e “A volta do Justiceiro”, romance explorando o folclore brasileiro, publicado pela UICLAP. Publico crônicas diariamente em alguns grupos, meu perfil e meu blog… (taniamirandablog.blogspot .com)… sou casada, tenho quatro filhos e dois netos, sendo que minha neta mora comigo desde os três meses de idade…