Inscrições para a Educação de Jovens e Adultos estão abertas até 24 de janeiro
A Prefeitura, em parceria com o SESI-SP, iniciou terça-feira (2) as inscrições para a Nova EJA e EJA Profissionalizante. O cadastramento pode ser feito on-line, por meio deste link, e está aberto até 24 de janeiro. Para se inscrever é necessário anexar cópias digitais do RG, CPF, comprovante de endereço e histórico escolar.
O objetivo da ação é proporcionar educação de qualidade para todos que queiram concluir sua formação geral básica e, com isso, ampliar as oportunidades profissionais do mercado cada vez mais exigente.
As aulas terão início em fevereiro em 20 CEUs da capital, de acordo com o número de matriculados, e serão voltadas para jovens e adultos a partir de 18 anos que não tiveram a oportunidade de concluir o Ensino Médio na idade apropriada.
O curso tem duração de até 12 meses e, com a qualificação profissional, os estudantes concluintes receberão dois certificados. A contratação de professores, material didático e certificação é de responsabilidade do SESI.
Cada polo vai ofertar cerca de 300 vagas, totalizando 6 mil estudantes beneficiados. Estarão localizados nos CEUs Água Azul, Alto Alegre, Alvarenga, Aricanduva, Caminho do Mar e Campo Limpo, assim como Capão Redondo, Casa Blanca, Cidade Dutra, Feitiço da Vila, Guarapiranga, Navegantes, Paraisópolis, Parelheiros, São Mateus, Três Lagos, Três Pontes, Vila Rubi, Tiquatira e Sapopemba.
“O novo modelo de atendimento permite que os estudantes, além da formação básica no Ensino Médio, tenham formação profissionalizante para que já terminem os estudos com possibilidades para o mercado de trabalho”, afirma Fernando Padula, secretário municipal de Educação.
Qualificação profissional
A Nova EJA abrange o Ensino Médio (do 1º ao 3º ano) e a EJA Profissionalizante oferece qualificação em parceria com o SENAI-SP.
“Consideramos como muito positiva esta parceria entre o SESI e a Prefeitura. É a união de forças, compartilhamento de recursos humanos, acesso às estruturas físicas e expertise educacional, além do compromisso social para a elevação da escolaridade de um público que tem o direito constitucional de educação, como todos”, afirma Rita Figueiredo, supervisora técnica educacional da Nova EJA no Sesi”.
Os ensinamentos da Nova EJA serão oferecidos 80% no formato à distância em plataforma virtual, que poderá ser acessada 24h por dia, sete dias por semana, e 20% em encontros presenciais.
Na Nova EJA Profissionalizante a oferta também é 80% à distância e 20% presencial, favorecendo ao estudante protagonizar sua aprendizagem por meio de trilhas personalizadas de estudo. É possível escolher cursos de capacitação como almoxarife, assistente de RH e de controle de qualidade, assim como controlador e programador de produção. Costureiro, desenhista de moda, eletricista instalador residencial, inspetor de qualidade, operador de computador e pintor imobiliário também fazem parte da lista, de acordo com a oferta de vagas e cursos oferecidos em cada região.