INSTINTO
Na estrada que se abre a nossa frente, temos sempre que escolher qual lado seguir. Não há apenas um caminho, sempre há opções. Não sabemos para onde seremos conduzidos, mas somos obrigados a fazer uma escolha. É verdade que essa escolha é baseada em nossos desejos, mas nem sempre o que desejamos e o que seguimos vai nos levar ao destino esperado…
A vida é feita de escolhas. Começa quando acordamos. Nossa primeira decisão do dia é “vou ou não levantar da cama?” Claro que a resposta sempre será positiva, sendo negativa apenas em situações extremas…
Você levantou, trocou de roupa (ou não), foi ao banheiro, fez sua higiene pessoal, escolheu cuidadosamente qual roupa irá usar durante o dia e finalmente está preparada para iniciar suas tarefas. Antes de sair ainda decide se toma uma xícara de café ou um bom copo de achocolatado…
Ao pisar na rua vai escolher se segue para a direita ou para a esquerda… não que faça alguma diferença, uma vez que ambas as direções te levarão para o mesmo destino… mas você tomará o caminho que mais lhe agrada. A menos que seu instinto te mande mudar de caminho. E o nosso instinto nunca se engana…
Entre os vários sentidos que usamos durante o dia para seguirmos nossa jornada o instinto é, sem dúvida, o sentido que mais nos auxilia nos momentos difíceis. Isso porque ele nos dá a chance de nos arrependermos de alguma escolha errada que possamos fazer… e geralmente ele acerta…
Quantas vezes já nos arrependemos por não ter levado em conta nossa intuição? Quantas vezes, ao sentir que deveríamos mudar de caminho e, por não acreditarmos em nosso sentido, seguimos em frente e acabamos descobrindo que não foi nossa melhor escolha? Bem, depois de algumas derrapadas, decidi nunca deixar de ouvir meu instinto… e já me livrei de muita coisa ruim só lhe dando atenção…
Muitas pessoas não levam isso a sério, mas é como se tivéssemos um radar, que nos avisa quando algo está errado. Estamos sempre ligados ao ambiente, prontos a fugir de qualquer alteração que nos coloque em perigo. É nosso instinto de sobrevivência…
E assim acabamos escolhendo nosso caminho. Quando chegamos em uma encruzilhada teremos sempre a opção de ouvir nosso coração ou seguir a razão… e nem sempre seguir a razão é a melhor escolha… porque há mais coisas entre a razão e o coração do que possa sonhar nossa vã filosofia…
Tania Miranda – 19/11/2024
Trabalho como Agente de Organização Escolar (Secretaria de Educação do Estado de São Paulo) embora no momento esteja prestando serviço junto ao TRE, no Cartório Eleitoral como Auxiliar Requisitada. Gosto de escrever, tenho dois livros publicados, “Tirésias, a dualidade da alma humana”(autobiografia), pela Editora Verso e Prosa e “A volta do Justiceiro”, romance explorando o folclore brasileiro, publicado pela UICLAP. Publico crônicas diariamente em alguns grupos, meu perfil e meu blog… (taniamirandablog.blogspot .com)… sou casada, tenho quatro filhos e dois netos, sendo que minha neta mora comigo desde os três meses de idade…