Ultimas Notícias

Aquático-SP completa 6 meses com 180 mil passageiros e 8 mil viagens; ‘Quem não gosta de conforto?’, diz passageiro

Primeiro transporte hidroviário público da cidade faz a travessia da Billings por barcos em 17 minutos e leva mil passageiros por dia
Isaias Lagares da Silva | Foto: Edson Lopes Jr./SECOM

Morador do Cantinho do Céu, no extremo Sul da capital, o motorista de ônibus Ademilson Manuel dos Santos, 45 anos, demorava quase 3 horas para ir e voltar do trabalho. No início desta semana, ele era um dos passageiros do Aquático SP, transporte público hidroviário que nesta quarta-feira completa seis meses de funcionamento na represa Billings. Santos não escondia a animação com a economia de tempo – um trecho que chega a durar 1h20 de carro é feito agora em 17 minutos – e também com o conforto que passou a ter.

“Quem não gosta de conforto? Chegar mais cedo no trabalho, chegar mais cedo em casa? É maravilhoso, todo mundo gosta”, destaca Santos, que vê várias vantagens no novo modal. “Valorizou bastante a região e vai valorizar muito mais.”

Desde a inauguração do novo modal, hoje com cinco barcos fazendo a travessia, foram registradas 8 mil viagens. Ainda que boa parte da população use o transporte no trajeto entre a casa e o trabalho, há também quem aproveite para um passeio na região. O Aquático-SP virou atração turística e garante bons momentos de lazer, como destaca o motorista. “Todos os meus sobrinhos vêm aqui passear de barco e no parque Cantinho Mar Paulista. A gente utiliza tudo daqui, faz caminhada, pratica esporte, joga bola, piquenique. A família usa direto”.

O novo modal de transporte funciona das 5h às 21h (horário de desembarque), em operação assistida, sem cobrança de tarifa, que vai até dezembro de 2024. Após esse período, aceitará o pagamento e integração pelo Bilhete Único.

Para melhorar ainda mais a mobilidade dos moradores da região, a Prefeitura integrou o sistema hidroviário com duas linhas de ônibus elétricos. Ao chegar no Atracadouro Mar Paulista, o morador pode seguir de ônibus, pagando tarifa de R$ 4,40, até o Terminal Santo Amaro.

O Aquático SP foi abraçado pela população do Grajaú, Cocaia e Pedreira, grandes bairros às margens da Represa Billings, entre os terminais Cantinho do Céu e Parque Mar Paulista Bruno Covas. Ao usar o sistema pela primeira vez, na manhã ensolarada desta terça-feira (12), o passageiro Isaias Lagares da Silva (na foto principal) era só sorrisos ao atravessar a Billings de barco.

As embarcações são modernas e equipadas com banheiros. Os barcos Santo Amaro e Bororé I, com capacidade para 60 pessoas, têm ar-condicionado, banheiro, wi-fi e USB. Os outros barcos são: Apurá, com 47 lugares, e Biguá I e Biguá II, para 30 passageiros cada um. A quantidade diária de barcos em operação pode variar, dependendo da demanda.

A percepção é de que o Aquático-SP virou um patrimônio do qual a população realmente se sente proprietária: a limpeza dos barcos e os arredores se mantém durante a operação, os passageiros respeitam às ordens da tripulação e o trajeto é aproveitado como momento de contemplação da natureza.

A qualidade de vida dela também melhorou com a agilidade da locomoção. “Demora 20 minutos exatos para chegar ao trabalho. Antes, era 1h30. Consigo chegar mais cedo em casa, aproveitar mais com o meu filho, resolver minhas coisas. É bem melhor”, destaca a moradora.

 

Integração com ônibus    

As viagens da linha 627M-10 Mar Paulista – Term. Sto. Amaro que partem após a chegada do Aquático-SP chegam a Santo Amaro parando em apenas três pontos estratégicos durante o caminho: a Av. Miguel Yunes, 485 e a Av. das Nações Unidas nos números 20.201 e 22.013.

No Terminal Santo Amaro, um dos maiores da cidade e com mais de 60 opções de linhas, o passageiro poderá se deslocar para toda a cidade por meio dos ônibus e pelo sistema metroferroviário.

A 606C-10 Cantinho do Céu será circular na região do Cantinho do Céu, integrando o Terminal Hidroviário Parque Linear Cantinho do Céu aos demais itinerários que atendem o bairro.

Suellen Secio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
1
Olá
Podemos ajudá-lo?