SIMPLESMENTE AMOR
Existem vários tipos de amor. Tem o amor maternal, paternal, filial, fraternal… cada um com suas próprias características… são semelhantes e diferentes ao mesmo tempo. Cada um condiz com o nome que o identifica. O amor maternal é aquele que deseja proteger o outro de todos os males… que faz tudo para que o ser amado não sofra de forma alguma… o amor paternal também protege seu ente querido… mas faz com que este não dependa de sua proteção… quanto ao amor fraternal, bem, este é cumplice de tudo aquilo que seu parceiro de vida faz… um sempre dá cobertura para o outro…
Existe o amor romântico, que é o mais desejado por todos. O amor romântico traz uma série de nuances, nem sempre compreendida pelas duas partes que o compõe. E algumas vezes essa falta de compreensão sobre o que realmente sentem acaba por levar os dois a caminhos obscuros… como diriam os antigos, acaba por levar à perdição…
O problema do amor romântico é ser idealizado ao extremo. E confundido com sentimentos passageiros, como a paixão, por exemplo. A paixão é, como já dizia o poeta, “fogo que arde sem se ver”. Mas fogo tem um problema… uma hora se apaga. E aí, toda aquela volúpia causada por ela desaparece, deixando apenas uma sensação de perda, de vazio…
Há também o amor platônico, o mais lindo de todos. É o amor que não exige. Basta estar na presença de seu amado. E ver o ente querido feliz é o suficiente para que a pessoa que ama sinta-se feliz, também… claro, existe um senão nesse tipo de amor… a pessoa em questão não participa, realmente, da vida de seu objeto de desejo. Mas é a felicidade do outro que conta, então…
Sim, existem vários tipos de amor. E um dos mais comuns, nem sempre taxado assim, é o amor entre amigos. A amizade é um dos tipos de amor mais puro que existe, estando quase no mesmo patamar do amor materno. Porque amigos fazem de tudo para proteger um ao outro. E enquanto houver confiança, essa amizade será incondicional. Essa é a diferença entre amor maternal e amizade… no amor maternal, mesmo quando há quebra de confiança, ele continuará existindo. Mas a ligação entre esses dois seres é maior que o próprio Universo. A amizade é quase tão imensa quanto, mas tem seus limites. Se a decepção de um dos lados for grande…
Há várias formas de amar… e cada um tem sua maneira de fazê-lo. O que não podemos esquecer é que o amor é uma flor rara que nasce espontaneamente em nossa vida. Mas para que ele cresça forte, viçoso, precisamos cuidar como se fosse nosso maior tesouro. Porque, no final, ele é mesmo o tesouro que enriquece nossa vida…
Trabalho como Agente de Organização Escolar (Secretaria de Educação do Estado de São Paulo) embora no momento esteja prestando serviço junto ao TRE, no Cartório Eleitoral como Auxiliar Requisitada. Gosto de escrever, tenho dois livros publicados, “Tirésias, a dualidade da alma humana”(autobiografia), pela Editora Verso e Prosa e “A volta do Justiceiro”, romance explorando o folclore brasileiro, publicado pela UICLAP. Publico crônicas diariamente em alguns grupos, meu perfil e meu blog… (taniamirandablog.blogspot .com)… sou casada, tenho quatro filhos e dois netos, sendo que minha neta mora comigo desde os três meses de idade…