O SEGREDO DO RIO
Bom dia. Hoje estou aqui para falar de uma minissérie que acabei de assistir… e adorei. Trata-se de “O segredo do rio”, um drama voltado para o tema de aceitação de gênero, antes de mais nada…
Tudo começa quando, em uma festa de casamento, o noivo se embebeda e resolve ir atrás de um garoto “diferente”, para abusar do mesmo. Um amigo do menino percebe o que acontece e parte em auxilio da vítima, e um acidente acontece…
As duas crianças ficam à mercê do segredo que compartilham, embora essa não seja a trama central da história. Na verdade, ela versa sobre a aceitação ou não da personalidade de cada um. Quando a mãe do garoto “diferente” morre e ele é levado por seu pai para viver em outro local, aparentemente os dois amigos estão se separando para sempre. Até que…
Vinte anos depois o menino volta, desta vez transformado em uma linda moça… sim, ela é transgênero. E toda a segunda parte do seriado versa sobre a dificuldade do amigo em aceitar essa transformação… ao mesmo tempo que se sente atraído pela agora amiga, sente que não está certo e tem dificuldades em aceitar a transformação. O caminho que os dois percorrem até que a aceitação chegue é repleto de obstáculos, como a vida realmente tem. Mas finalmente os dois se acertam. Antes que pensem qualquer coisa sobre os dois, não são um casal… são dois amigos. O que achei muito bom nesse seriado foi que nos mostra a vida das muxes, o “terceiro sexo” dos zapotecas, de uma forma leve, sem apelação. Não há cenas de sexo… tudo é apresentado com uma leveza que nos leva a nos identificar com o drama apresentado na tela. Tenho certeza de que quem se atrever a assistir essa série vai gostar. Eu simplesmente adorei. Está em cartaz na Netflix, e vale cada segundo do tempo em que ficamos na frente da TV…
Trabalho como Agente de Organização Escolar (Secretaria de Educação do Estado de São Paulo) embora no momento esteja prestando serviço junto ao TRE, no Cartório Eleitoral como Auxiliar Requisitada. Gosto de escrever, tenho dois livros publicados, “Tirésias, a dualidade da alma humana”(autobiografia), pela Editora Verso e Prosa e “A volta do Justiceiro”, romance explorando o folclore brasileiro, publicado pela UICLAP. Publico crônicas diariamente em alguns grupos, meu perfil e meu blog… (taniamirandablog.blogspot .com)… sou casada, tenho quatro filhos e dois netos, sendo que minha neta mora comigo desde os três meses de idade…