Ultimas Notícias

Prefeitura de São Paulo abre inscrições para composição da Comissão Especial de Apoio ao Afroempreendedor

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SMDET), lançou o Edital de Chamamento que visa selecionar nove representantes da sociedade civil para compor a Comissão Especial de Apoio ao Afroempreendedor (CEAA) no biênio 2024-2026. A iniciativa faz parte do Programa Municipal São Paulo Afroempreendedor, que tem como objetivo promover o fortalecimento e o desenvolvimento de empreendedores negros e de comunidades tradicionais de matrizes africanas.

 

“O afroempreendedorismo é uma poderosa ferramenta de transformação social, capaz de impulsionar o desenvolvimento econômico e fortalecer a identidade cultural. A criação de espaços como a Comissão Especial de Apoio ao Afroempreendedor demonstra o compromisso da Prefeitura de São Paulo em promover a equidade e criar oportunidades para que afroempreendedores possam prosperar, impactando positivamente suas comunidades e toda a cidade”, declara a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Eunice Prudente.

 

A comissão será composta por 18 membros, divididos igualmente entre representantes do Poder Público Municipal e da sociedade civil. Ao todo, serão preenchidas nove vagas para representantes de entidades da sociedade civil, além de suplentes.

 

As inscrições estarão abertas até 09 de setembro de 2024 e podem ser realizadas pelo e-mail [email protected]. Entre os critérios de participação, destacam-se a atuação das entidades em áreas como o empreendedorismo negro, a economia criativa, o cooperativismo e a inclusão de elementos de educação empreendedora nos currículos escolares.

 

Os resultados preliminares serão divulgados no dia 1º de outubro de 2024, com prazo para recursos até 08 de outubro. A publicação final está prevista para 14 de outubro de 2024.

 

Para mais informações, consulte o edital completo neste link

 

Sobre o SP Afroempreendedor

O São Paulo Afroempreendedor visa promover e desenvolver a economia solidária e o empreendedorismo afrodescendente na cidade de São Paulo. O programa, tem por objetivo realizar ações que incluem a criação e instituição da Rede Municipal de Micro e Pequenos Afroempreendedores, com o intuito de impulsionar o desenvolvimento local, fortalecer a cultura afrodescendente, estimular negócios afro no cenário empresarial e promover a troca de experiências, intercâmbio e contribuir para o fortalecimento econômico desse segmento, criando um ambiente propício para o crescimento e sucesso dos empreendedores afrodescendentes da cidade de São Paulo.

 

O SP Afro possui como uma de suas responsabilidades a elaboração, manutenção e atualização de informações relacionadas ao afroempreendedorismo. Além disso, busca desenvolver ações que promovam o afroempreendedorismo, impulsionando o desenvolvimento local e o fomento deste setor nos equipamentos, políticas e projetos sob nossa responsabilidade.

 

Com o objetivo de identificar e dar mais visibilidade aos afroempreendedores da cidade de São Paulo, além de incentivar e apoiar seus negócios, a Prefeitura de São Paulo elaborou o Credenciamento de Empreendedores, um cadastro rápido e seguro. As informações fornecidas serão protegidas de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) e serão utilizadas para a criação de ações direcionadas, como apoio, capacitação, acesso a crédito e participação em eventos, incluindo feiras, lojas sociais e loja online, por meio do nosso programa.

Suellen Secio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
1
Olá
Podemos ajudá-lo?