DIA DA BAILARINA
Estamos iniciando a Semana da Pátria. Por isso, várias manifestações em homenagem a essa data eclodem pelo país… bem, ontem (01/09) foi dia de uma dessas homenagens… aliás uma homenagem dupla, comemoramos também o Dia da Bailarina…
Minha netinha participa de um grupo de ballet… e seu grupo foi convidado a desfilar nas festividades. Semanas de ensaio para minutos de apresentação. Afinal, essa é a rotina de todo artista, não é mesmo? A professora, como sempre, esmerou-se para ensinar às suas pupilas a coreografia que seria apresentada e posso dizer que só respirou aliviada quando tudo se encerrou…
De nossa parte, a correria começou cedo. Eu levantei às quatro horas, para dar inicio ao grande dia de minha pequena… preparar o desjejum, colocar a roupa na máquina (tinha que estendê-la no varal antes de sair…) separar seu uniforme de bailarina, pentear e arrumar seus cabelos… enfim, a rotina de sempre…
Oito horas finalmente pegamos a estrada. Afinal, a apresentação seria no bairro do Jabaquara e nós moramos no distrito da Pedreira. Não ficam distantes um do outro, mas era domingo e a condução costuma ser mais difícil, visto que há uma redução de frota nesses dias… finalmente chegamos no endereço que nos haviam passado…
Claro que eu não seria eu se tivesse acertado o local de primeira… seguindo o mapa (onde havia inserido o endereço errado) acabei caminhando quase meia hora no sentido inverso do qual eu queria, realmente. Constatado o erro, corrigi o aplicativo e finalmente cheguei no local correto. Minha netinha trocou-se, reclamou que sua sapatilha estava um pouco apertada, mas depois reuniu-se às suas colegas e tudo ficou bem…
Finalmente as crianças iniciaram sua apresentação. O Sol estava bem quente. Ainda bem. Desfilar com frio e chuva, como foi na semana passada não é nem um pouco atrativo… até eu acabei, de certa forma, participando do desfile. É que a professora precisava que alguns pais se prontificassem a levar o nome do grupo, que estava gravado em faixas… acabei ficando, junto com outra mãe, à frente das garotinhas de três a quatro anos, em sua primeira apresentação ao ar livre. Foi muito gostoso…
Em nossa frente, logo após as bailarinas mais experientes, havia um grupo de street dance, de nossa turma de ballet. As moças agitaram a plateia ao som de “YMCA”… foi lindo demais. A gente sentia vontade de entrar no grupo e dançar com elas…
Finalmente passamos pela tribuna, onde as crianças foram ovacionadas, e saímos da avenida. A “nossa” apresentação foi simplesmente linda. Dava vontade de retornar e repetir toda a apresentação…
Terminado o desfile, minha pequena puxou-me pela mão, não me dando tempo nem mesmo de despedir-me das outras mães que se encontravam no local. Estava faminta e queria ir ao “California Grill”, uma churrascaria que ela simplesmente adora… e assim terminou nossa participação nas festividades da Semana da Pátria e do dia da Bailarina…
Trabalho como Agente de Organização Escolar (Secretaria de Educação do Estado de São Paulo) embora no momento esteja prestando serviço junto ao TRE, no Cartório Eleitoral como Auxiliar Requisitada. Gosto de escrever, tenho dois livros publicados, “Tirésias, a dualidade da alma humana”(autobiografia), pela Editora Verso e Prosa e “A volta do Justiceiro”, romance explorando o folclore brasileiro, publicado pela UICLAP. Publico crônicas diariamente em alguns grupos, meu perfil e meu blog… (taniamirandablog.blogspot .com)… sou casada, tenho quatro filhos e dois netos, sendo que minha neta mora comigo desde os três meses de idade…