NÃO DEVEMOS FALAR SEM PENSAR….
Tudo que sabemos de nossa vida é que não sabemos de nada. Frases mal interpretadas, meias palavras ouvidas… são material suficiente para que façamos uma ideia errônea daquilo que ocorre à nossa volta. Incrível, mas quando ouvimos algo que supomos nos desmerecer, não importa o quanto o interlocutor tente se justificar… ouviremos apenas o que nosso cérebro registrou…
A vida é feita de inconstâncias. É feita de intrigas, fofocas… as pessoas tem uma necessidade inexplicável de saber como seus semelhantes estão. E aquilo que não sabem, inventam. Qualquer coisa serve como explicação para o que não pode ser explicado…
Isso se aplica a todos os planos… pessoal, familiar, profissional… não importa em qual esfera aconteça, o perigo de uma história mal contada tornar-se uma bomba que irá arrasar a vida de muitas pessoas, é grande. Porque quem conta um conto, aumenta um ponto…
O problema é que as histórias começam de maneira inocente. O pivô que acende o rastilho que culminará na explosão final não faz ideia do que acabou de causar. E quando o problema eclodir lá na frente nem irá se lembrar que foi ele quem iniciou todo aquele processo…
Todos nós fazemos comentários maldosos. Ninguém é santo. Por mais que nos policiemos, em algum momento iremos criticar alguém que nos desagradou. Deveria haver bom senso quanto ao que falamos de nossa vida. Porém…
Há uma série de fatores que podem causar estragos em nossa vida e na dos outros. Depende do momento, do dia, das circunstâncias. Afinal, passamos por situações várias durante nossa jornada diária e tem dias que são piores que outros. Algumas situações que vivenciamos não gostaríamos de passar. Mas a vida não se importa com nossos desejos, não é mesmo?
Só existe uma forma de evitar que tal ocorra conosco, ou que pelo menos limitemos o alcance de nossas palavras… jamais discutirmos quando estamos nervosos com algo que ocorreu… porque, depois que externamos certos pensamentos não tem como voltar atrás… e podemos ferir mortalmente as pessoas ao nosso redor… e essas, geralmente, são as pessoas que amamos…
Trabalho como Agente de Organização Escolar (Secretaria de Educação do Estado de São Paulo) embora no momento esteja prestando serviço junto ao TRE, no Cartório Eleitoral como Auxiliar Requisitada. Gosto de escrever, tenho dois livros publicados, “Tirésias, a dualidade da alma humana”(autobiografia), pela Editora Verso e Prosa e “A volta do Justiceiro”, romance explorando o folclore brasileiro, publicado pela UICLAP. Publico crônicas diariamente em alguns grupos, meu perfil e meu blog… (taniamirandablog.blogspot .com)… sou casada, tenho quatro filhos e dois netos, sendo que minha neta mora comigo desde os três meses de idade…