Semana de eventos climáticos “exóticos”
Que o aquecimento global é algo que cada dia está mais forte na vida das pessoas não é mais novidade, porém, até que ponto ele pode chegar?
A exatos cinco anos, São Paulo virou noite no meio da tarde devido a uma chuva misturada com fumaça que vinha das queimadas da floresta amazônica, e este fim de semana, o evento irá ocorrer novamente no estado, como afirmou o portal G1.
Segundo o portal, o fenômeno da chuva escura, que ocorre quando nuvens de chuva encontram a fuligem das queimadas, deve ocorrer no domingo (25). A água coletada pode ser acinzentada, em função do acúmulo de poluentes.
“Estamos com transporte de fuligem das queimadas, tanto da Amazônia quanto do interior de SP, em direção à Região Metropolitana e ao estado como um todo. A gente tem condição de chuva e ela pode vir com a presença de fuligem, o que faz ela ficar turva, escura”, explicou César Soares, meteorologista da Climatempo no site.
Além disso, está previsto ventos de até 70 km/h, sendo que no interior ainda há possibilidade de tempestade de areia.
Vale ressaltar que, ainda nesta semana, passamos por dias com temperaturas muito elevadas, e falando fora do Brasil, um fenômeno óptico na China fez com que fosse possível enxergar sete sols.
Com isso, vale ressaltar os cuidados principalmente com a saúde, devido dias extremamente frios e outros extremamente quentes oscilando de forma aleatória.