Ultimas Notícias

Agosto é o mês das tradições de Santo Amaro.

 

Santo Amaro é mais que um simples distrito, então quando falamos na região, nada mais justo que haver comemorações para este local que tem uma tradição que passa por gerações.
A data de 13 de agosto foi oficializada pelo então vereador do MDB na época e que hoje é prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, através da Lei n.: 15.871, de 17 de outubro de 2013. Em 13 de agosto de 2015 a Subprefeitura de Santo Amaro, realizou um evento destinado a celebrar a data. (informações cedidas pelo presidente do Cetrasa).


Mas porque a preocupação de manter as tradições antigas se vivemos em um mundo onde em cinco minutos tudo pode mudar, o que na semana passada era “novidade”, hoje pode ser obsoleto?
Santo Amaro, como já foi falado anteriormente em uma matéria da Alvarenga TV, já foi uma cidade e hoje é um distrito, por isso a tradição para região é de suma importância, pois enaltece e valoriza todos os feitos que foram se somando ao longo do tempo para a construção da história local. Para quem não é de Santo Amaro pode soar estranho esse “apego” que existe pelo lugar, mas o crescimento da região impacta diretamente na economia da cidade, como vemos no mega polo de escritórios situado na Avenida Dr. Chucri Zaidan, sendo assim necessário relembrar o passado para que as raizes não sejam esquecidas.
Dr. José Carlos Bruno, advogado e presidente do Cetrasa resume a importância de se valorizar o passado com o intuito que as gerações futuras saibam como a região foi e como ela traz mais do que apenas nostalgia, mas sim as influências que temos até hoje:
“Posso afirmar que entre as tradições que ainda se mantém vivas no dia a dia dos santamarenses, que buscam preservar viva a memória, as raizes e a história da região, encontra-se a Romaria de Santo Amaro a Pirapora do Bom Jesus, que tradicionalmente e realizada pela Romaria dos Cavaleiros de Santo Amaro e pela Associação Santamarense dos Romeiros ao Senhor Bom Jesus de Pirapora. Ambas, mesmo diante das dificuldades dos tempos atuais, anualmente realizam o ato de fé, a peregrinação religiosa, partindo de Santo Amaro até a cidade de Pirapora. Além das Romarias, as ações adotadas pelo Centro das Tradições de Santo Amaro, na luta de propagar e preservar a nossa historia, com o passar dos anos, também é uma forma de se exteriorizar a tradição”.
Ainda sobre a data, vale ressaltar que, existem duas solenidades diferentes que ocorrem na região e são promovidas pelo CETRASA: “DIA DA TRADIÇÃO DE SANTO AMARO” homenagea personalidades, instituições e autoridades que ao longo do tempo contribuíram de alguma forma para a manter vivo esse sentimento destinado a difundir a história de Santo Amaro, de forma espontânea e desinteressada. Os eventos foram realIzados em parceira com a Subprefeitura de Santo Amaro. O próprio prefeito foi homenageado, por sua iniciativa, que de certa forma homenageou aos santamarenses e a própria entidade, a época sob a presidência do saudoso Dr. Alexandre Moreira Neto.
Troféu Botina Amarela, homenageia personalidades, instituições, famílias da região, dentre outros, que contribuíram de uma forma direta ou indireta praticaram ações para valorizar a história, a memória, as raizes, a cultura e o desenvolvimento de Santo Amaro, dentro e fora dos limites territoriais da nossa região.
Para saber mais sobre a história de Santo Amaro, acesse nossa matéria :

Santo Amaro, a incrível história do município que virou distrito.

Suellen Secio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
1
Olá
Podemos ajudá-lo?