Social

Programa Tem Saída completa seis anos de atuação na Capital e promove processos seletivos para mulheres em situação de violência doméstica

Ação de empregabilidade será realizada na Casa da Mulher Brasileira, de 7 a 9 de agosto. Quem passar pelo local poderá contar com suporte da Defensoria Pública.

 

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, celebra os seis anos do Programa Tem Saída, uma iniciativa que apoia mulheres em situação de violência doméstica e familiar, juntamente com os 18 anos da sanção da Lei Maria da Penha. Para marcar este momento, que abre também o Agosto Lilás, mês dedicado ao enfrentamento da violência contra a mulher, haverá processos seletivos na Casa da Mulher Brasileira. A ação ocorre na região central, de 7 a 9 de agosto, das 9h às 16h, com seleção pelo Cate – Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo e atendimento da Defensoria Pública, que atua no equipamento.

 

Desde sua criação, o Programa Tem Saída busca promover autonomia financeira a fim de romper com o ciclo de violência, que afeta muitas mulheres da cidade de São Paulo. Ao longo desses seis anos, o programa tem trabalhado para fornecer suporte e oportunidades que possibilitam às participantes reconstruir suas vidas. Já passaram pelo programa mais de 50 empresas como Magazine Luiza, Sodexo, Carrefour, SP Fashion Week, entre outras.

 

Mais de 2.500 ofícios foram emitidos pelos parceiros do programa como Defensoria Pública, Ministério Público e Tribunal de Justiça. O documento permite que a mulher seja encaminhada para o Cate – Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo, local onde é feito atendimento diferenciado para essa mulher a fim de buscar uma vaga de emprego. “Sabemos o quanto impacta a mulher quando ela se encontra em situação de violência. Muitas vezes com filhos e sem apoio familiar, ela acaba sendo obrigada a permanecer com vínculos com o agressor por não ter como se sustentar sozinha. O programa Tem Saída, ao longo dos anos, tem servido como uma ferramenta para unir o serviço público ao privado para auxiliar as mulheres que conseguiram dar os primeiros passos em direção aos órgãos do judiciário. Essa é a porta de entrada para acionar uma rede de apoio e romper com o ciclo de violência”, salienta a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Eunice Prudente.
Processos seletivos
Serão oferecidas cerca de 100 vagas nas áreas de comércio e serviços para as mulheres que já se cadastraram no programa ou que estejam em equipamentos de acolhida da Capital. Durante o evento, as mulheres terão o suporte da Defensoria Pública para tomarem conhecimento sobre seus direitos, caso estejam passando por situação de violência.

 

Sobre o Programa
O Programa Tem Saída é uma iniciativa da Prefeitura de São Paulo com o objetivo de oferecer suporte às mulheres que enfrentam situações de violência doméstica e familiar. O intuito é proporcionar orientação e oportunidades de emprego para promover a reintegração social e econômica das participantes, ajudando-as a romper com o ciclo de violência e alcançar uma vida mais segura e independente. São parceiros do programa: secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social e Direitos Humanos e Cidadania, o Ministério Público, a Defensoria Pública, o Tribunal de Justiça e a OAB-SP.
Lei Maria da Penha
A Lei Maria da Penha (11.340, de 7 de agosto de 2006) completa 18 anos de existência na próxima quarta-feira. Criada com o intuito de proteger a mulher brasileira vítima de violência doméstica e familiar, estipulando punições aos indivíduos, a legislação também assegura condições para o exercício dos direitos à vida, à segurança, à saúde, à alimentação, à educação, entre outros meios para a convivência familiar e comunitária. A lei recebe esse nome em homenagem à biofarmacêutica Maria da Penha Fernandes, vítima de violência por parte de seu parceiro, que acabou paraplégica após duas tentativas de feminicídio.
Serviço

Aniversário do Programa Tem Saída

Data: 7 a 9 de agosto

Horário: 09h às 16h

Local: Casa da Mulher Brasileira

Endereço: Rua Vieira Ravasco 26 – Cambuci

Levar RG, CPF, carteira de trabalho (digital ou física) e cópias de currículo

Suellen Secio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
1
Olá
Podemos ajudá-lo?