Prefeitura realiza neste domingo (28) mais um mutirão do CadÚnico em 16 pontos da Zona Leste
Ação será feita em unidades do Descomplica SP e CEUs para atualizações de cadastro de pessoas de baixa renda
A Prefeitura de São Paulo realiza na Zona Leste a segunda fase do mutirão para atualização do Cadastro Único (CadÚnico) das famílias de baixa renda neste domingo (28), dia em que a população pode utilizar os ônibus do sistema municipal de transporte público gratuitamente. Na primeira fase do mutirão, no domingo 21, foram atendidas 7.073 pessoas.
A ação do próximo domingo será realizada em 16 postos de atendimento distribuídos por toda a Zona Leste, sendo 12 Descomplica SP e 4 CEUs (Centro Educacional Unificado), que atenderão o público das 8h às 16h, sem a necessidade de agendamento prévio.
O atendimento será voltado prioritariamente às famílias que não realizaram a atualização do cadastro único há mais de um ano. É importante ressaltar que, se a pessoa já atualizou o cadastro em 2023 ou em 2024, não há necessidade de buscar atendimento, pois o cadastro está vigente.
O mutirão já havia sido realizado na Zona Sul, nos domingos 9 e 23 de junho. Nessa nova etapa, na Zona Leste, cerca de 400 profissionais, entre supervisores, entrevistadores e profissionais de apoio, participarão do atendimento aos munícipes.
Em 2024, a Prefeitura tem feito uma média de 3.600 atendimentos relacionados ao CadÚnico por dia, pouco mais de 400 mil neste ano, em todas as unidades que oferecem esse tipo de serviço.
Voltado ao registro e suporte de famílias e pessoas de baixa renda, o CadÚnico é o principal instrumento para identificação, inclusão e acesso de grupos socioeconomicamente vulneráveis em programas e benefícios assistenciais.
A ação é coordenada pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SMDET), a Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SMIT), a Secretaria Municipal de Educação (SME) e a São Paulo Turismo (SPTuris).
Para cadastro e atualização é preciso ter em mãos os documentos de todas as pessoas da família, como RG e CPF e comprovante de residência. Declaração de matrícula das crianças e adolescentes não são itens obrigatórios, mas ajudam no momento do atendimento.
Veja os endereços dos postos de atendimento:
DescomplicaSP
– Aricanduva – Avenida Aricanduva, 5.777
– Cidade Tiradentes – Estrada do Iguatemi, 7.001
– Ermelino Matarazzo – Rua Boturussu, 1.180
– Guaianases – Rua Copenhague, 92
– Itaim Paulista – Avenida Marechal Tito, 3.012
– Itaquera – Avenida Itaquera, 6.735
– Mooca – Rua do Hipódromo, 1.552
– Penha – Rua Candapuí, 49
– São Mateus – Avenida Ragueb Chohfi, 1.400
– São Miguel – Rua Dona Ana Flora de Sousa, 76
– Sapopemba – Rua Clara Petrela, 113
– Vila Prudente – Avenida do Oratório, 172
CEUs
– Sapopemba – Rua Manuel Quirino de Mattos, s/n
– Água Azul – Avenida dos Metalúrgicos, 1.300
– Parque Veredas – Rua Daniel Muller, 347
– José Bonifácio – Rua Professora Lucila Cerqueira, 194