Saúde

Julho é mês de combate a Hepatite

Você já ouviu falar do Julho Amarelo? Este mês é dedicado à conscientização sobre as hepatites virais, doenças que afetam milhões de pessoas no Brasil e nem sempre tem sintomas claros. As hepatites virais são inflamações causadas por diferentes tipos de vírus, classificados como A, B, C, D (Delta) e E. No Brasil, as hepatites B e C são as mais prevalentes, podem se tornar crônicas e resultar em complicações graves, como cirrose e câncer de fígado e podem levar a necessidade de transplante hepático se não forem identificadas e tratadas adequadamente1. Caso tenha interesse em desenvolver uma pauta ou falar mais sobre o tema, podemos viabilizar entrevistas com especialistas.

Muitas vezes, as hepatites virais não apresentam sintomas visíveis, mas quando ocorrem, podem incluir cansaço, febre, mal-estar, tontura, náusea, vômito, dor abdominal, icterícia (pele e olhos amarelados), urina escura e fezes claras.

As hepatites A e E são transmitidas via contaminação fecal-oral, por isso, a higiene pessoal e dos alimentos, especialmente os crus, é fundamental para a prevenção. Já as hepatites B, C e D podem ser transmitidas de várias maneiras, como:

Contato com sangue contaminado, por meio do compartilhamento de seringas, agulhas, lâminas de barbear, alicates de unha e outros objetos perfurocortantes;
Relações sexuais sem preservativo com uma pessoa infectada pelos vírus das hepatites B, C e D;
Transmissão vertical durante a gravidez e o parto, isto é a transmissão da infecção a partir da mãe para o seu feto no útero ou recém-nascido. A amamentação pode ser uma via de transmissão se houver fissuras nos mamilos, mas isso não é contraindicado se forem seguidas medidas de prevenção, como a vacinação do recém-nascido contra a hepatite B;
Transfusão de sangue ou hemoderivados, algo que era mais comum no passado e hoje é considerado raro.
O diagnóstico das hepatites virais é realizado na Atenção Primária à Saúde- atendimento básico realizado nos postos de saúde, enquanto o tratamento é oferecido nos Serviços de Atendimento Especializado. As hepatites A, D e E são diagnosticadas por exames de sangue, enquanto as hepatites B e C podem ser detectadas por testes rápidos disponíveis nos serviços de saúde. Além disso, a hepatite B pode ser diagnosticada durante o pré-natal.

Suellen Secio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
1
Olá
Podemos ajudá-lo?