Empregos e a Inteligência Artificial
A inteligência artificial chegou com força ao redor do mundo, e com ela fica a dúvida sobre o futuro das profissões.
De acordo com o site Forbes, existe um risco real de profissões que são feitas de formas repetitivas (ou seja, segue uma determinada rotina), serem feitas pela I.A e não mais por humanos, o que gerará uma crise financeira, uma vez que, com o uso das máquinas, não haverá a necessidade de pessoas para exercer a função.
funções centradas em digitalização de documentos e triagem de informações altamente vulneráveis. Além disso, a tarefas que já são realizadas com mais eficiência do que os humanos, reduzindo erros e liberando tempo para que os funcionários se concentrem em atividades mais complexas, por outro lado, profissões que exijam a criatividade e a interação humana, tendem a ser mais valorizadas.
Ou seja, caixas de mercado e varejo em geral, tradutores e empregos voltados a área administrativo e portaria devem ser os primeiros a sentirem a mudança.
Algumas profissões que já utilizam no dia-dia a inteligência artificial são: especialistas em investimentos; cientistas e pesquisadores; segurança de informações e dados; analista de qualidade e engenheiro de prompt, etc…
Com isso, o ideal para quem está procurando um emprego ou para quem vai estudar é se atentar às mudanças do mercado de trabalho para poder conquistar uma profissão que se adeque às mudanças que estão surgindo.