No dia mundial do meio ambiente, o distrito de Santo Amaro respira com dificuldade
Moradores da região de Santo Amaro estão convivendo com um vizinho “inconveniente”.
Os moradores de um condomínio próximo a uma fábrica se reuniram com o intuito de chamar à atenção sobre a realidade que estão vivendo, e pedirem algo básico para a vida humana: respirar!
Para isso, foi criada uma página no Instagram chamada: Respira, Santo Amaro! Segundo moradores, a fábrica está há anos no local, mas devido a região ser menos populosa e por na época não haver à conscientização que existe hoje, nada foi feito.
O relatório da Cetesb apontou que, na fumaça da fábrica foram encontrados: MP (material particulado) que é classificado de acordo com o parâmetro das partículas que há possibilidade de penetração no trato respiratório e óxidos de nitrogênio (NOx), formando durante processo de combustão. Ambos trazem riscos para saúde humana.
“Nós estamos bem perto do Largo Treze, perto do Shopping Boa Vista, e o condomínio fica ao lado dessa fábrica. A questão não é a existência da fábrica em si, mas o fato dela, há mais de ano, desde que a gente percebeu o mau odor emitido por ela e os danos respiratórios. Ficar enrolando a Cetesb e os moradores com planos de melhorias que não funcionam, não saem do papel. Não há melhorias. Eles em funcionamento é um transtorno, e saber que inalamos veneno diariamente é sinônimo de preocupação cotidiana”. Desabafo do morador do condomínio ao lado da fábrica.
O morador relatou ainda que, hoje no Dia Mundial do Meio Ambiente, diversas pessoas amanheceram passando mal no condomínio devido à fumaça.
Muito triste mesmo, a CETESB omissa fica enrolando, acreditando em um programa de melhorias que não resolve nada, e ainda da ok para a emissão de licença de operação, acreditem, na semana do meio ambiente.
As multas e fatos evidenciam a poluição do ar e sonora causadas pela fábrica, no entanto, continuam desrespeitando o bairro e as leis!!! Os órgãos responsáveis (CETESB), não agem na velocidade que o tema necessita.
É uma indústria do tipo 2 – POLUENTE AMBIENTAL em plena zona mista – BAIRRO RESIDENCIAL E COMERCIAL
Em pleno desacordo com as leis e desrespeito ambiental, a fábrica quer renovar a Licença de Operação, não é possível liberarem com tudo escancarado de errado e infringindo a lei como é o caso!!!
EM LAUDOS há presença de fenol, formol e amônia, é desesperador saber que posso estar respirando esses químicos altamente nocivos à saúde!!!
Cansei de ir ao pronto socorro pq essa fumaça tóxica me afeta a saúde. Trabalho de casa e preciso fechar tudo para conseguir respirar, de tão tóxico e nocivo que é esta fumaça!!!
APENAS QUERO RESPIRAR
Muito difícil conviver com isso diariamente. Não dá mais para essa fábrica existir aqui. O bairro agora é residencial. Ela precisa ir para um espaço destinado a esse tipo de indústria. Chega de poluição, logística, atmosférica e sonora.
Moro em outro condomínio próximo e concordo com o Relato dos vizinhos. Me causa enxaqueca e enjôo. Hoje mesmo está terrível.