RECORDAR É VIVER…
Recordar é viver, dizem os poetas. Eu concordo com esse pensamento. Afinal, é tão bom reviver os belos momentos passados, não é mesmo? Além disso, os momentos difíceis costumam ser esquecidos com mais facilidade… claro que, às vezes, eles até voltam à nossa mente, mas normalmente já não são tão pesados como foram quando os fatos ocorreram…
Essa é a melhor de todas as funções de nosso cérebro… suaviza nossas recordações de forma a não termos aquela ansiedade por acontecimentos passados… eu sei que às vezes um acontecimento traumático pode deixar sequelas por um longo tempo, sendo necessário um tratamento sério para que a pessoa consiga superá-lo. Mas felizmente essa é a exceção, não a regra…
Qualquer coisa pode despertar uma lembrança em nossa vida… um perfume cuja fragrância nos remete a um momento agradável, por exemplo… uma imagem que nos faz recordar uma situação vivida… ou seja, não há parâmetros para definir o gatilho que nos fará recordar de algum momento passado. Simplesmente vem à tona num repente… e ficamos sonhando com aquele instante mágico que, ao menos em nossa imaginação, está ocorrendo novamente…
E o quanto isso é bom para nossa vida? Eu diria que, em uma escala de zero a dez isso seria um doze, com certeza. Afinal, há momentos em que tudo o que precisamos é de um abraço e uma palavra de conforto… e essas recordações nos trazem justamente essa sensação… é quando sentimos novamente o aconchego do colo materno, o carinho dispensado pelo pai amoroso, é quando nos sentimos próximos de nossos amigos de infância… mesmo daqueles que já partiram…
Ficamos tristes nessas ocasiões? Claro que sim… mas as doces recordações que nos assaltam suavizam inclusive essa tristeza… afinal, quando essa recordações afloram em nossa mente, seu principal intuito é nos conduzir a um estado de alegria, mesmo que comedida… e o sentimento de saudade até brota em nosso peito, pode uma lágrima rolar por nossa face… mas aquele momento feliz do passado será a sensação mais forte que sentiremos…
Sim, recordar é viver… e deixar as boas lembranças do passado tomarem conta de nosso espírito de vez em quando é o bálsamo que necessitamos para enfrentarmos as dificuldades de nosso dia a dia… pois elas foram provas de Amor que recebemos no passado… e nos ajuda a espalhar o Amor no presente e, quiçá, no futuro….
Trabalho como Agente de Organização Escolar (Secretaria de Educação do Estado de São Paulo) embora no momento esteja prestando serviço junto ao TRE, no Cartório Eleitoral como Auxiliar Requisitada. Gosto de escrever, tenho dois livros publicados, “Tirésias, a dualidade da alma humana”(autobiografia), pela Editora Verso e Prosa e “A volta do Justiceiro”, romance explorando o folclore brasileiro, publicado pela UICLAP. Publico crônicas diariamente em alguns grupos, meu perfil e meu blog… (taniamirandablog.blogspot .com)… sou casada, tenho quatro filhos e dois netos, sendo que minha neta mora comigo desde os três meses de idade…