A GUERRA É UM FANTASMA QUE NOS PERSEGUE…
Guerra é uma palavra feia, não é mesmo? E os seus efeitos, muito mais. Pensando bem, o que leva as pessoas a se digladiarem em nome de algo que, muitas vezes, não tem nada a ver com elas? Alguém diz para um grupo que ele deve odiar determinado povo. E esse compra a ideia. E parte para cima do “inimigo”, sendo que nunca tinha cruzado o caminho do mesmo antes…
As pessoas tem mil e uma razões que fazem-nas aceitar os argumentos de seus líderes… alguns desses argumentos, se examinados à luz da razão, não tem sentido algum. Mas a ânsia de defender suas ideias… que foram incutidas pelos líderes de plantão… não deixam a razão ser um dos parâmetros para avaliar a real necessidade da ação…
É tal o desejo de servir “seu povo”… esquecem-se que todos somos irmãos… que mesmo o perigo da morte não parece assombrá-los… simplesmente o desejo de se armar e seguir para o campo de batalha é mais forte que qualquer pensamento. Toda força que pode ser empregada na missão belicosa efetivamente o é… e os soldados vão alegres e felizes, como se fossem participar de uma festa…
Quando os soldados vão para o campo de batalha, em um primeiro momento se sentem como em um “playground”… enquanto não sentem na pele a crueza do ato, tudo parece brincadeira. Até que começam a cair como moscas… e então se dão conta que não estão ali para se divertir, mas sim para tentar permanecer vivos…e todo sonho de glória que até então carregavam rui por terra, como um castelo de areia…
A miséria assola o território invadido… o cheiro de morte se espalha pelo ar. As pessoas nativas da região invadida vão aos poucos sendo acuadas… muitas morrem se poder se defender. A fome e as doenças afetam principalmente as crianças, primeiras vítimas do conflito em andamento… apesar de se dizer que os confrontos serão entre os dois exércitos, a população civil é a primeira a sofrer, não só pela escassez dos produtos básicos para sua sobrevivência, mas também a violência do exército inimigo…
Sim… não existe nenhum glamour em um conflito entre povos. Somente os dirigentes dos dois grupos tem alguma vantagem na desgraça que se abateu sobre eles. E somente os manda chuva sabem a razão de tal querela. E, enquanto discutem em seus gabinetes confortáveis, o povo invadido sofre… pois lhes falta o mínimo para sua sobrevivência…
Trabalho como Agente de Organização Escolar (Secretaria de Educação do Estado de São Paulo) embora no momento esteja prestando serviço junto ao TRE, no Cartório Eleitoral como Auxiliar Requisitada. Gosto de escrever, tenho dois livros publicados, “Tirésias, a dualidade da alma humana”(autobiografia), pela Editora Verso e Prosa e “A volta do Justiceiro”, romance explorando o folclore brasileiro, publicado pela UICLAP. Publico crônicas diariamente em alguns grupos, meu perfil e meu blog… (taniamirandablog.blogspot .com)… sou casada, tenho quatro filhos e dois netos, sendo que minha neta mora comigo desde os três meses de idade…