A GRAMA DO VIZINHO É SEMPRE MAIS VERDE?
Nosso maior defeito é comparar nossas conquistas com as de outrem. Tudo que fazemos acaba passando por nosso escrutínio e geralmente o resultado é sempre negativo, ao menos em nossa visão. O vizinho é melhor em tudo… nossas conquistas tem o sabor da derrota, pois o outro conseguiu ficar um patamar acima daquilo que alcançamos. Essa é a nossa visão primitiva…
Se está prestes a dizer “não é bem assim”, pare e pense um pouco… aquele carro que suou para comprar parece, aos seus olhos, insignificante perto do que o vizinho adquiriu pouco tempo depois de você… o carro dele é mais bonito, mais potente… mais tudo, ao menos perante seus olhos. Claro que esse é um exemplo de um bem material. Mas podemos fazer uma comparação sobre a vida pessoal, sobre a aparência das pessoas, por exemplo…
Eu não sou tão bonita quanto a minha vizinha, por exemplo… não tenho aquele corpo escultural, aquela cintura de boneca e aquelas pernas bem torneadas… minhas canelas são tão finas, que uso sempre calça comprida para disfarçá-las… é assim que me vejo, como mulher… as outras sempre são mais bonitas…
Como homem, me sinto incomodado com as conquistas de meus amigos, por mais que diga que não. A começar pelo sucesso na carreira. Estou a anos lutando para alcançar aquela promoção e de repente vem alguém e, de um dia para o outro, consegue o posto por mim tão desejado… como é que pode?…
Claro que estou exagerando um pouco em minhas colocações… mas a inveja que sentimos pelo progresso das pessoas que gravitam ao nosso redor é real. Nos esquecemos que, assim como nos sentimos fracassados, por não alcançar o patamar desejado, outras pessoas nutrem o mesmo sentimento em relação a nós… afinal, estamos a alguns lances acima na escala social que outras pessoas por nós conhecidas…
O problema é que a grama do vizinho está sempre mais fresca, é sempre mais verde que a do nosso quintal… isso até passarmos para seu lado e descobrirmos que o frescor da folhagem depende apenas e tão somente de nosso ponto de vista, uma vez que o sol ilumina a todos… depende apenas de nós entender e agradecer cada conquista por nós alcançada…
Trabalho como Agente de Organização Escolar (Secretaria de Educação do Estado de São Paulo) embora no momento esteja prestando serviço junto ao TRE, no Cartório Eleitoral como Auxiliar Requisitada. Gosto de escrever, tenho dois livros publicados, “Tirésias, a dualidade da alma humana”(autobiografia), pela Editora Verso e Prosa e “A volta do Justiceiro”, romance explorando o folclore brasileiro, publicado pela UICLAP. Publico crônicas diariamente em alguns grupos, meu perfil e meu blog… (taniamirandablog.blogspot .com)… sou casada, tenho quatro filhos e dois netos, sendo que minha neta mora comigo desde os três meses de idade…