BOM SERIA SE FOSSEMOS REALMENTE PACÍFICOS…
O ser humano é, por natureza, belicoso. E, apesar de viver em grupos, costuma ser violento para com outros de sua espécie. Procura sobrepujar os mais fracos. Quanto mais forte, mais deseja ser o centro das atenções, onde todos os outros irão satisfazer-lhe as vontades. O mais forte é sempre o líder da matilha… não, não escrevi errado… afinal, quando em grupo, e professando as mesmas ideias, as pessoas são mais selvagens que os mais selvagens dos animais. E, para evitar esse estado de coisas, a Sociedade criou uma série de travas para controlar seus componentes…
A Igreja é, sem dúvida, o mecanismo mais eficaz no quesito “controle de turba”. Isso porque ela satisfaz várias necessidades de seus membros… é o bálsamo para curar as feridas, é o porto seguro para se refugiar durante as tempestades, é a motivação para algumas ações tomadas pelo grupo ou indivíduo e oferece uma recompensa para quando a pessoa deixar esse plano…
Quando falo de “Igreja” não estou me referindo a essa ou aquela denominação. Porque, na verdade, todas são apenas uma. Mudam os nomes, mudam os ritos, incute-se nos membros algumas ideias consideradas “conservadoras” e segue-se em frente em sua principal atribuição… o controle do indivíduo…
Não sei se esse controle é bom ou ruim. Mas é necessário. Pois sem travas o ser humano descamba para barbáries. Quando falamos de “controles” a tendência é sempre pensar que “isso é ruim” e que “temos que ser livres para tomar nossas próprias decisões”… infelizmente, se não houver controle, o ser humano acaba por se destruir sozinho… pois extrapolará seus limites de tal forma que não prejudicará somente seu semelhante. Será responsável por sua própria derrocada…
Por mais duro que seja admitir, os freios impostos aos grupos pela Sociedade são um mal necessário. E, como eu disse, um desses freios é aplicado pela fé, incutido na psique das pessoas desde sua chegada a este plano. Se considerarmos que o mundo todo se vê como “escolhido de Deus”, percebemos que essa doutrinação foi, através dos tempo, um trabalho coroado pelo sucesso. Pois não importa a classe social, todos acreditam em algo ou alguma coisa… ou seja… a trava está funcionando, bloqueando alguns instintos destruidores do cidadão…
Bom seria se o ser humano fosse puro de coração e espalhasse apenas o Amor entre os seus… mas embora alguns elementos sigam essa filosofia, a grande maioria fala de Amor e Paz apenas da boca para fora… quando chega na página três de seu Livro da Vida, esquece-se de tudo aquilo que prega…
Trabalho como Agente de Organização Escolar (Secretaria de Educação do Estado de São Paulo) embora no momento esteja prestando serviço junto ao TRE, no Cartório Eleitoral como Auxiliar Requisitada. Gosto de escrever, tenho dois livros publicados, “Tirésias, a dualidade da alma humana”(autobiografia), pela Editora Verso e Prosa e “A volta do Justiceiro”, romance explorando o folclore brasileiro, publicado pela UICLAP. Publico crônicas diariamente em alguns grupos, meu perfil e meu blog… (taniamirandablog.blogspot .com)… sou casada, tenho quatro filhos e dois netos, sendo que minha neta mora comigo desde os três meses de idade…