Ultimas Notícias

QUEM REALMENTE DOMINA O MUNDO?

A Sociedade tem regras, seguidas por todos. Não sabemos quem estipulou tais convenções. Mas as seguimos, sem questionar. Porque é o certo. É necessário para que as coisas funcionem em nosso dia a dia. Ainda assim, às vezes há dúvidas que assaltam os pobres mortais que caminham sobre a terra…
Uma delas é… quem deu a uns poucos o direito… e o poder… de se declarar dono de extensões de terra, em detrimento de outras pessoas? O Estado, é bem provável que seja sua resposta. Tudo bem. Mas… quem deu ao Estado poder para definir quem é e quem não é dono de seja lá o que for? E quem é, realmente, o “Estado”? Sabemos que é uma persona fictícia, mas detém tal poder que muitos morrem por ele…
Estranho, não é mesmo? Idolatramos aquilo que não entendemos e chegamos a sacrificar nossa própria existência só para que algo não tangível continue a existir. Sim, eu sei. Existem parâmetros de comparação… as religiões…
Fico pensando… a Sociedade evoluiu muito nos últimos tempos. Mas o Poder continua concentrado nas mãos de poucos, que tem poder de vida e morte sobre seus semelhantes. Em alguns casos, de forma bem explícita. Em outros, disfarçado sob várias camadas para que não percebamos seu poder real.
A força do Estado é tal que ele consegue fazer a massa concordar com acordos que lhes são claramente desfavoráveis… mas se o Estado diz que é bom, então vamos deixá-lo agir. As consequências vem depois. Se tudo der errado, nos sentamos na beira do caminho e choramos…
Não estou dizendo que devemos questionar as regras estabelecidas… de forma alguma. Afinal, sem um mínimo de ordem o mundo simplesmente desanda. O que estou falando é que estamos tão acostumados com a interferência do “Estado” em nossas vidas que simplesmente baixamos a cabeça e dizemos amém a tudo o que ele nos impõe. Até que ponto isso é bom? Não sei dizer…
Em todo caso, eis algo para se pensar… quem, realmente, domina esse mundo? São pessoas de carne e osso, como eu e você… mas o que elas tem de especial, que as torna capazes de comandar o mundo ao seu bel prazer… e serem aceitas, seguidas pela multidão que dá seu aval para esses nossos… senhores?…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
1
Olá
Podemos ajudá-lo?