Ultimas Notícias

Quanto mais especializado, melhor.

Vamos então começar com um ponto extremamente importante: Sua especialidade.

Não importa se você tem um escritório pequeno, se você é um advogado “solo” ou ainda se você estiver iniciando ou procurando nova colocação no mercado, você deve ser um “especialista” em determinada área do direito.

Antigamente era muito comum que o advogado atuasse em várias áreas, desde a criminal até trabalhista, passando pelo societário e tributário. E ainda este advogado era visto como muito bom, pois transitava e atendia em todas as áreas. Hoje em dia esta prática não funciona. Você tem de ser o melhor possível em uma determinada área, algumas vezes em mais de uma, porém áreas correlatas.

Falando agora como um advogado empreendedor e tem seu pequeno escritório. Sei que é muito difícil, nesta condição, escolher uma especialidade e deixar de atender outras áreas perdendo oportunidades. Aqui vai uma pergunta: qual a área que você mais se identifica, mais conhece e tem mais facilidade em argumentar ? Quero que você pense e reflita com sinceridade. Vou usar um artificio esportivo para ajudar: um goleiro saberia ser atacante ? Um lateral direito pode jogar pela esquerda, mas essa é a melhor tática ? Da mesma forma no direito. Você é bom o bastante em todas as áreas ?

É muito importante que após a escolha você comece a estudar esta área, fazer cursos, especializações e porque não pós-graduação também. Quando você apresenta seu escritório como especializado em Direito do Consumidor, por exemplo, e você tem vários títulos e experiência nesta área, a chance de você fazer um trabalho excelente é muito maior. Seu escritório passa a ser reconhecido nessa área e a procura por seus serviços cresce organicamente.

Mas e os grandes escritórios que atendem todas as áreas?

Sim, eles são grandes e todas as áreas têm especialistas trabalhando delas, é como se fosse um escritório dentro do maior. Neste artigo estamos falando de um escritório pequeno, que está começando agora.

Então vou falar não para outras oportunidades? Deixar o dinheiro na mesa?

Você pode ter advogados parceiros, outros escritórios pequenos que são especializados em outras áreas. Quem sabe estes escritórios parceiros, não sejam no futuro uma área, junto com a sua, de um escritório maior?

Reflita sobre sua especialidade, e conta para todos nós qual sua área de atuação e porque esta foi a escolhida.

Hafiki

Um comentário sobre “Quanto mais especializado, melhor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
1
Olá
Podemos ajudá-lo?