ArtigosEconomia

Globalização em risco: Entenda

A história da economia mundial é sobre países fazendo negócios entre si, mas a forma como fazem isso tem sempre mudanças. Até poucos anos atrás havia muito crescente troca de produtos e dinheiro entre os países, a Globalização. Mas essa época já passou, embora os países ainda continuem fazendo negócios uns com os outros cada vez mais.

Por que os países fazem cada vez mais comércio juntos? Porque ficou mais barato e fácil enviar coisas de um lugar para outro e usar a internet para falar e fazer negócios. Cada país tem suas próprias vantagens em produzir certas coisas e isso muda com o tempo. Às vezes pode fazer algo melhor e mais barato do que outro. Essas mudanças fazem com que os países queiram fazer mais negócios entre si.

Mas nem tudo é sobre dinheiro e tecnologia. As ideias das pessoas sobre como os países devem fazer negócios também importam. Às vezes, coisas como guerras, crises ou doenças podem fazer com que os países pensem mais nos riscos de depender demais dos negócios com outros países.

No passado se abriu mais para o comércio internacional, o que ajudou a economia mundial a crescer. Mas, depois de alguns problemas grandes como a pandemia, os países começaram a ser mais reticentes. Hoje os países ainda fazem bastante comércio e cada vez mais, mas de uma forma mais cautelosa, crescendo cada vez menos.

Fazer negócios com outros países pode ser muito bom para a economia de um país, porque permite que ele cresça e enriqueça de uma maneira mais estruturada e eficiente. Por exemplo, no Brasil, houve uma época durante a ditadura militar em que estávamos muito fechados ao comércio global, mas nos anos seguintes à redemocratização abriu um tanto mais seu mercado para o mundo e isso foi fundamental ajudando muito nossa economia a crescer e se desenvolver.

A economia mundial está se mantendo, mas a rivalidade nacionalista entre grandes potências pode causar grandes problemas. Esta época vai ser uma exceção? Nós temos que trabalhar para garantir que seja. Precisamos entender a importância do comércio entre os países e fazer esforços para manter uma economia mundial que permita a todos crescerem juntos, mesmo diante dos desafios.

Hafiki

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
1
Olá
Podemos ajudá-lo?