SÍNDROME DE BURNOUT: O que é
A síndrome de burnout também é conhecida como esgotamento profissional, ou seja, é uma doença que é provocada pelo trabalho, resultado de excesso de atividade profissional, causando um transtorno psíquico. Ela é comparada a um quadro de estresse crônico grave, causada pelo trabalho.
O termo Burnout de origem inglesa, representa algo que deixou de funcionar por exaustão de energia.
Ou seja: pode-se dizer que o terno representa uma síndrome com características que está associada ao trabalho de uma pessoa.
O Ministério da Saúde divulgou uma atualização significativa na lista de doenças relacionadas ao trabalho, dentre essas inclui-se o Burnout.
O QUE CAUSA?
Os fatores que desencadeiam a síndrome de burnout vão desde a realização de tarefas exaustivas, até as reações abusivas.
Entre as causas mais comuns, estão:
Ambientes de cobranças excessivas, alta carga de volume de trabalho, responsabilidade excessiva, pouco repouso, demorar muitas horas para chegar ao trabalho, longas jornadas de trabalho, pressão constante, comunicação violenta de superiores (supervisor, gerente, líder)
Estresse no ambiente de trabalho, situações estafantes, ambiente de trabalho tóxico, liderança inadequada e falta de reconhecimento profissional.
QUAIS SÃO OS SINTOMAS?
O burnout é um estado de exaustão física, emocional e mental do indivíduo (trabalhador).
Os sintomas são: Exaustão, lapsos de memória, cansaço físico, cansaço mental, sentimentos negativos, dificuldade de concentração, sensação de falta de energia, queda na produtividade no trabalho, dificuldade para gostar das mesmas coisas, Irritabilidade, alteração no humor, dor de cabeça, alteração na pressão, dores musculares, fadiga, enxaqueca, cansaço excessivo.
Sentimento de vazio interior, isolamento social, distanciamento e ansiedade crescente, mudanças comportamentais preocupantes, intensificação de sintomas depressivos.
PREVENÇÃO
Caso você nunca tenha sofrido com a síndrome de burnout ou suspeite que está prestes a colapsar, é possível previr com alguns hábitos:
Dormir bem é ter um período dedicado ao descanso todos os dias.
Autoconhecimento. Entender de onde vem seus pensamentos e sentimentos.
Autocuidado: tenha um momento para cuidar de você.
Meditação todos os dias ajuda a clarear os pensamentos e ter mais foco nas tarefas do dia a dia.
Praticar exercícios físicos além de fazer bem para o seu corpo libera hormônios que fazem bem para a mente também.
Aprender a se posicionar. Começar a dar sua opinião, saber falar não quando precisa, são coisas que ajudam você não sobrecarregar.
Priorize o bem-estar tenha horários para parar de trabalhar, reserve tempo para momentos de lazer, afaste de pessoas e ambientes que te levam para baixo.
Já no caso do empregador:
Ofereça apoio aos gerentes e funcionários. Oferecer um acompanhamento psicológico pode ajudar a todos
Defina expectativas Deixe claro quais são as metas que você está buscando, escuto a opinião dos colaboradores e cheguem a um consenso.
Tenha cargas de trabalho razoáveis. Evite horas extras, ou que seus colaboradores levem trabalho para casa.
Reconheça o sucesso. Feedbacks são importantes, elogie quando algo der certo.
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