BURNOUT EMPRESARIAL
Saiba um pouco mais sobre o distúrbio que vem se tornando cada vez mais comum nos escritórios.
O que é Burnout? É a doença da moda?
Claro que não. De acordo com o Ministério da Saúde, Burnout é o distúrbio emocional com sintomas de exaustão extrema, estresse e esgotamento físico resultantes de situações de trabalho desgastantes, que demandam muita competitividade e responsabilidade.
Imagine o cenário: um trabalhador começa a sofrer muita pressão dentro do trabalho, como se ele estivesse em uma panela de pressão. Aos poucos ele começa a demostrar alguns sintomas, como mudança de humor, baixa produtividade, falta de qualidade em suas produções.
Esses sintomas irão refletir no resultado da empresa e inclusive constituir ou aumentar seu passivo trabalhista.
Esse colaborador pode começar a fazer reclamações sobre a empresa, além de faltas no trabalho, vários atestados médicos, quando se percebe, temos uma bola de neve. Isso vai afetar a equipe como um todo, além da produtividade da empresa.
O problema pode se agravar ainda mais quando esse colaborador passar por uma perícia médica e o resultado for Positivo para Burnout. Certamente ele será afastado.
Como pode perceber, esse é um caso bem grave para ambos os lados: o colaborador que contraiu a doença profissionalmente, vindo a sofrer e reduzir sua capacidade laborativa e dou outro lado, a empresa que contrai problemas internos e a mínima participação do colaborador no desenvolvimento de suas atividades.
Como diminuir o risco de burnout dentro da sua empresa?
Tenha objetivos alcançáveis e de curto prazo. Melhor ter metas diárias e pequenas, que podem ser cumpridas do que números altos demais com um prazo longo (semestral ou anual).
Organize mais momentos de lazer. Happy hours ou dinâmicas mais leves ajudam os colaboradores a terem momentos de alívio emocional, além de trazer mais a união da equipe.
Valorize o trabalho da sua equipe. Comente sobre o que você gostou, dê sugestões do que pode melhorar e o que precisa ser modificado, sempre lembrando de tratar os outros da maneira que você gosta de ser tratado.
Evite horas extras. Pense em prazos que sejam mais flexíveis, e evite manter os trabalhadores mais tempo trabalhando. Isso é bom para eles, e para a saúde financeira do seu negócio também!
E lembre-se: um colaborador feliz produz mais.