Cetrasa realiza premiação Botina Amarela 2023, evento marca a retomada da premiação que ficou suspensa por conta da Covid 19 e homenageia personalidades de Santo Amaro
No último dia 28 de setembro, foi realizada na sede do CETRESA (Centro de Tradições de Santo Amaro), a retomada da cerimônia de outorga do Troféu Botina Amarela que teve suas edições nos anos de 2020 à 2022 suspensa pela pandemia de Covid 19.
Para compor a mesa solene foram convidados: Dr. Jose Carlos Bruno (Presidente do Cetrasa), Aline Torres (Secretária Municipal de Cultura), Jorge Roberto Paschoal (Inspetor Superintendente do Comando Operacional 5 (Sul) da Guarda Civil Metropolitana), Marta Bedendo (Diretora superintendente da Distrital Sul da Associação Comercial de São Paulo), Dr. Deglair Barcelos (Delegado do 11º. Distrito Policial representando o Delegado Dr. Domingos Paulo Neto da 6ª. Seccional de Santo Amaro), e Janaina Lima (Vereadora).
Ao iniciar os trabalhos da noite o presidente da entidade Dr. José Carlos Bruno expressou a felicidade com a retomada da premiação e a entrega das outorgas dos troféus que ficaram suspensos das edições vigésima sexta à vigésima nona, para que a cronologia da premiação não fosse perdida, já que esta é a solenidade de premiação mais longeva na história de Santo Amaro.
Após a leitura da história da “Botina Amarela” e da origem da premiação e do troféu, foram homenageados com a leitura dos respectivos currículos as seguintes personalidades, instituições e famílias:
26ª. Edição – 2020: Angélica Giacometti Gottsfritz Luz, CIESP – Distrital Sul, Cláudio Fontana e Maria Aparecida de Andrade;
27ª. Edição – 2021: Fábio Faria de Sá, Reverendo Aldo Quintão, Albino Nadaes Campos e Guilherme Brito;
28ª. Edição – 2022: In memorian Dita Parteira – Família Martins; Luiz Delfino Cardia, Celso Luiz Navarro Braga e José Antonio Jantália;
29ª. Edição – 2023: Marcelo Messias; OFISA – Orquestra Filarmônica Santo Amaro, Luiz Souza (Luiz da Sul) e Thamyris Nagell Eloy Bernardo;
Cerca de cento e cinquenta pessoas participaram da cerimônia entre homenageados, personalidades politicas e amigos de Santo Amaro, que ao final do evento foram agraciados com um coquetel de confraternização oferecida pelas empresas apoiadoras: COMPA Cervejaria e Restaurante – Compadrio; SICRED – Unidade de Atendimento ACSP – Distrital Sul e SICRED – Unidade de Atendimento de Santo Amaro.
CETRASA: o Centro de Tradições de Santo Amaro nasceu na década 1970, mais somente na década de 1980 se transforma em pessoa jurídica de direito privado.
Desde sua fundação esta envolvida em quase todos os movimentos de Santo Amaro, na manutenção da história do bairro, usos e costumes, entre outros.
Dentre suas atribuições estão: o movimento de emancipação de Santo Amaro, Troféu Botina Amarela, e o Museu de Santo Amaro, que conta com espaços como: Romarias Religiosas, espaço Júlio Guerra soldado santoamarense constitucionalista, objetos de uso profissional artesanal, doméstico e documental de pessoas e instituições que compuseram a história do bairro, além de espaços para palestras e eventos públicos, administrado sem dinheiro público apenas com recursos pessoais e de sua diretoria.
A entidade esta localizada na Avenida Alceu Maynard de Araújo 32 – Santo Amaro
Informações Instagram – @cetrasa.oficial (Museu) – Facebook: Cetrasa.oficial