CidadeNotíciasUltimas Notícias

Santo Amaro celebra o “Dia das Tradições”

Evento realizado na subprefeitura homenageou os “Pais Lendários”

Foi realizado na data de 13 de agosto de 2023, na subprefeitura de Santo Amaro, localizada na Praça Floriano Peixoto 54, O Dia das Tradições de Santo Amaro, homenagem aos “Pais Lendários”, Lei 15.871/13, de autoria do ex-vereador e atual prefeito Ricardo Nunes que tem por objetivo contribuir com a história deste bairro tão tradicional de São Paulo.

O evento que começou às 9h da manhã, contou com a participação de inúmeras autoridades e personalidades santamarense e com a presença de Thamyris Nagell (subprefeita Santo Amaro), que já no envio do convite aos convidados explicou os reais motivos da comemoração: “essa é uma oportunidade de evidenciar a transmissão de costumes, comportamentos, memórias de quem mora, trabalha, estuda, circula e vivencia Santo Amaro e região pela representação dos “Pais Lendários”.

Para compor a mesa de honra foram convidados: Thamyris Nagell, Janaina Lima (Vereadora MBD), Dom José Nigri (Diocese de Santo Amaro) Marcos Duque Gadelho (Secretário Municipal de Urbanismo e Licenciamento) Antônio Carlos Caruso (Ordem dos Advogados do Brasil subseção Santo Amaro) e Edson Borcato (Rotary Club Santo Amaro); Também estiveram presentes outros representantes do governo e também da sociedade civil, como Andreia Sousa (Secretária Adjunta de Cultura), Gilberto Natalini (Secretário Municipal de Mudanças Climática), Dr. José Carlos Bruno e Gilberto Marques Bruno (Centro de Tradições de Santo Amaro – Cetrasa); Padre Rogério Cataldo Bhering (Diocese Santo Amaro);

Em seu discurso, Antônio Caruso destacou o papel do pai e sua importância no lar, na educação, e na vida de um filho. “Estamos sofrendo uma transformação de costume e ideias, com o advento do celular, já que não conseguimos nos desvencilhar dele, o que trouxe muitas soluções e muitos problemas, pois a tecnologia esta nos afastando das famílias e dos costumes tradicionais e antigos” expôs o ex-conselheiro do Tribunal de Contas do Município de São Paulo.

Marco Duque Gadelho, falou sobre o envolvimento das famílias nas campanhas eleitorais (especificamente de sua campanha como vereador em 1996), e da dificuldade de montar entidades classistas e de tradição que prestem serviços para a sociedade como as que estavam representadas neste evento. “Em 1996 minha campanha tinha o seguinte slogan “prefeituras regionais, lutem por essa ideia”, que foi apoiada pelo Ricardo Nunes, por causa do tema, mas somente com o Estatuto da Cidade em 2001, que se aprovaram as descentralizações” explicou o secretário.  “Ter representante é muito bom e a sociedade aqui deste bairro sempre teve bons representantes” finalizou o secretário

Convidada a discursa Thamyris Nagell agradeceu aos presentes e falou sobre a responsabilidade de ser subprefeita de Santo Amaro “Eu fui abençoada quando fui indicada para essa subprefeitura, eu sinto amor pelo bairro e sinto o coração das pessoas batendo forte quando falam desta terra, eu vejo o brilho e o amor nos olhos das pessoas”. Ressaltou Thamyris.

Já para a vereadora Janaina Lima, esse foi o discurso mais difícil que ela já fez em toda a trajetória, já que estava diante do homem que a fez sonhar quando criança que poderia ser vereadora, Antônio Carlos Caruso.  “Quando eu era criança, minha mãe era uma liderança do Caruso, trabalhava com esse homem guerreiro, lutador, respeitado quando ele pisava naquela Câmara, a Câmara tremia porque sabia que ali tinha compromisso e responsabilidade e eu aprendi isso criança”. Neste ponto da homenagem a vereadora falou sobre as dificuldades enfrentadas por ela quando criança, e da condição rara de saúde conhecida como Epilepsia Refratária que há hospitalizou por dois anos, “Caruso é um dos maiores conselheiros do Tribunal de Contas do Município de São Paulo e convido a qualquer um a ler seus pareceres” e continua com a homenagem “a determinação deste homem me inspirou, eu podia criança ter considerado que era uma criança sem perspectiva, sem futuro e teve um dia que ele (Caruso) me convidou a sentar na cadeira dele e eu tinha seis anos”, desabafou emocionada “Caruso não formou um grupo, mais sim família, todo mundo que passa pelo caminho deste grande homem se sente parte de sua família. E é por isso que para mim é uma grande honra ter você aqui no dia do evento dos “Pais Lendários” por ter a oportunidade de te agradecer a tudo que você representou na minha história” finalizou emocionada à vereadora Janaina Lima.

Além desta homenagem a vereadora também homenageou outras pessoas que participaram deste evento.

Ao todo trinta personalidades receberam o prêmio “Pai Lendário” são eles: Algacyr da Rocha Ferreira (Artista plástico), Antônio Guilherme Amaral de Brito (Padaria Santa Marcelina), Antônio Carlos Caruso (ex-vereador), Aparecido Gabriel de Souza (Funcionário de carreira da subprefeitura Santo Amaro), Armando Abdul Bacha (Empresário), Barros Munhoz (subprefeito de Santo Amaro 2005 a 2006), Dr. Antônio Augusto Carvalho Bordalo (ex-presidente da OAB -Seção Santo Amaro),  Dr. Marco Antônio Correia Monteiro (Cartório Santo Amaro), Expedito Antunes de Lima (pai da Vereadora Janaina Lima), Fábio Brandão (Floriano Chic), Gilberto Natalini (Secretário Municipal de Mudanças Climática),  Hiroshi Shimuta (Nicom), Iracelio Perez,  José Carlos Bruno (presidente do CETRASA), José Carlos Oliveira (ex-ministro do trabalho),  José Carlos Rodrigues (Grupo Sul News), Juarez Amaro da Silva (ex-presidente da Associação dos Empresários da Zona Sul) Marcos Gadelho (Secretário Municipal de Urbanismo e Licenciamento), Pedro Baptista (Advogado e empresário), Pedro Silva (Notícias da Região) Prof. Benjamin Ribeiro da Silva (ex-subprefeito de Santo Amaro) Prof. José Carlos Peralta (Humanista, filósofo) Prof. Renato Candido de Oliveira, Reinaldo Tacconi  (Empresário), Reverendo Aldo Quintão (Pároco da Catedral Anglicana de São Paulo) Ricardo Nunes (Prefeito do Município de São Paulo) Roberto Costa Ferreira (Conselheiro Municipal de Saúde) Ronaldo Farias  (Ex-presidente da Associação dos Empresários da Zona Sul), Sergio Fernando Ribeiro Alves (Paroquia Nossa Senhora do Paraíso), Teruo Yatabe  (ex-superintendente da Associação Comercial Distrital Sul de 85 a 89), Valderci Malagosini Machado (ex-subprefeito de Santo Amaro e Capela do Socorro).

Vanessa Pereira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir bate-papo
1
Olá
Podemos ajudá-lo?